terça-feira, 28 de novembro de 2017

Brasil permite até 5 mil vezes mais agrotóxicos do que na Europa

Brasil permite até 5 mil vezes mais agrotóxicos doque na Europa


De acordo com estudo, trabalhadores rurais e pessoas que vivem em regiões próximasàs plantações são as principais vítimas de contaminação


Estudo inédito revela que a legislação brasileira permite utilização muito maior de resíduos na águae nos alimentos em comparação com a União Europeia. O levantamento denominado "Geografia doUso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia" foi realizado pela pesquisadoraLarissa Mies Bombardi, do Laboratório de Geografia Agrária da USP (Universidade de São Paulo).
A contaminação da água é o que mais chama a atenção: o limite é 5.000 vezes superior ao máximopermitido na água potável da Europa. Alimentos contaminados também preocupam. No caso dofeijão e da soja, a lei brasileira permite o uso de agrotóxicos no cultivo em quantidade 400 e 200vezes superior ao liberado na Europa, consecutivamente.
"Infelizmente, ainda não é possível banir os agrotóxicos. Por isso, é importante questionar por que ogoverno brasileiro não usa parâmetros observados no exterior", pontua Bombardi, que ressalta quea permissividade em relação à água  uma barbárie".
A União Europeia limita a quantidade máxima que pode ser encontrada do herbicida glifosato naágua potável em 0,1 miligramas por litro, o Brasil permite até 500 vezes mais. Segundo o estudo, oBrasil tem 504 agrotóxicos de uso permitido. Desses, 30% são proibidos na União Europeia, alguns mais de uma década.
Ainda de acordo com o levantamento, os trabalhadores rurais são as principais vítimas decontaminação, seguidos por quem vive em regiões próximas às plantações.
Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) estima que, para cada caso registrado, 50 nãoforam. Isto quer dizer que mais de 1 milhão de brasileiros foram intoxicados por agrotóxico entre2007 e 2014, sendo que um quinto das vítimas é criança ou adolescente. "A intoxicação representa2% do total de problemas de saúde que podem acometer a sociedade. As doenças crônicas não sãoestudadas como deveriam", revela Bombardi.
A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.
A Anvisa informou que "realiza a avaliação toxicológica dos agrotóxicos, antes de os mesmos seremregistrados pelo Ministério da Agricultura" e que  uma série de restrições para registros deagrotóxicos no país.
FONTE: PIAUI HOJE

A lista de deputados que derrubaram a rotulagem de alimentos transgênicos

Apenas as bancadas de Psol, PCdoB e PTC votaram em bloco contra a mudança na lei atual, de 2003

http://informativodlm.blogspot.com.br/2015/12/deputados-que-derrubaram-rotulagem-de.html

DINAMARCA – POR LEI, SÓ TERÁ AGRICULTURA ORGÂNICA

A Dinamarca está se preparando para ter uma agricultura totalmente sustentável. Este é um dos projetos que o atual governo tem intenção de por em prática a de transformar a agricultura dinamarquesa em 100% orgânica.

http://informativodlm.blogspot.com.br/2015/08/dinamarca-por-lei-so-tera-agricultura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64%

  Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64% Zé Ronaldo, Zé Neto e Pablo Roberto se...