quarta-feira, 17 de junho de 2015

PSOL RUMO AO 5ª CONGRESSO NACIONAL QUE DEVE OCORRER EM LUZIÂNIA GOIÁS


5º Congresso Nacional do PSOL já tem data marcada e irá discutir desafios da esquerda brasileira

Principal evento do partido será em Luziânia, entorno do Distrito Federal, e ocorrerá entre os dias 4 e 6 de dezembro. Além de analisar a conjuntura nacional e internacional, o Congresso elegerá a nova direção nacional do PSOL

O principal fórum deliberativo do PSOL já tem data e local marcados. O 5º Congresso Nacional do partido será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Luziânia, município goiano localizado no entorno do Distrito Federal. Nesses três dias a militância socialista participará de debates sobre os vários temas de interesses do partido e, ao final, elegerá a nova direção do PSOL para os próximos dois anos.

O partido cresceu e, por isso, este deve ser o maior congresso desde a sua fundação, incluindo as plenárias municipais e intermunicipais e as etapas estaduais. No 4º Congresso Nacional, realizado em dezembro de 2013, o partido reuniu cerca de 320 delegados e delegadas. Neste próximo, a expectativa é que participem mais de 400 delegados e delegadas, além de dezenas de observadores e convidados nacionais e internacionais.

Aprovada pelos membros do Diretório Nacional, em reunião realizada nos dias 16 e 17 de maio, a convocatória do 5º Congresso pode ser lida aqui e nela estão previstas todas as regras para que os militantes possam participar. O documento também define os critérios prévios, como prazo para realizar plenárias municipais e congressos estaduais, eleger delegados, inscrever teses e contribuições, credenciamento, entre outras normas. Já o Regimento Interno do 5º Congresso será aprovado pelos delegados na plenária de instalação dos trabalhos.

Ao longo dos três dias, a militância vai discutir os desafios da esquerda socialista para o próximo período, a partir de um amplo debate sobre a conjuntura nacional e internacional; atualizar o programa e as diretrizes do partido para as eleições de 2016 e analisar propostas de mudanças no estatuto. Ao final, elegerá o Diretório Nacional, o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética do partido, além da diretoria da Fundação Lauro Campos. 

Fique atento às datas e regras
8/08 a 20/09 – Período para realizar as plenárias municipais ou intermunicipais e eleitos os delegados aos congressos estaduais.
10/10 a 8/11 – Período de realização das etapas estaduais e de eleição dos delegados ao Congresso Nacional.
Até 31/07 – Prazo final para envio de teses, completas e parciais, e contribuições dos setoriais à comissão organizadora.

- Nas cidades com mais de 200 mil eleitores ou com mais de mil filiados será admitida a realização de até quatro plenárias municipais definidas pelo diretório estadual. Nas cidades com mais de um milhão de eleitores será admitida a realização de até cinco plenárias municipais definidas pelo diretório estadual.

- Qualquer filiado poderá apresentar teses ao Congresso, sendo que as completas (que abordem a totalidade da pauta) devem ter assinatura de pelo menos 400 filiados. No caso das teses parciais (que abordem temas específicos) e contribuições dos setoriais devem ser subscritas por no mínimo 250 filiados. Cada filiado poder assinar apenas uma tese completa e duas teses parciais, mas não há limite para assinar contribuições dos setoriais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSÉ DIRCEU ROTULA GOVERNO LULA COMO DE CENTRO DIREITA

           José Dirceu ainda afirmou que o Governo Lula não é de esquerda   Ex-ministro rotula Governo Lula como "de centro-direita&quo...