segunda-feira, 21 de setembro de 2015

municípios baianos iniciarão cadastramento biométrico de eleitores



De acordo com a Resolução Administrativa nº 9/2015 do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, até o final deste mês de setembro, outros 109 municípios baianos iniciarão a implementação da sistemática de coletas de dados biométricos – impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada – de seus eleitores, mediante atendimento ordinário do eleitorado, ou seja, à medida que estes procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral para realizar algum serviço, serão recadastrados biometricamente.
 
A Justiça Eleitoral baiana já recadastrou biometricamente cerca de 600 mil eleitores. Em 2009 a cidade de Pojuca foi o projeto-piloto e no biênio de 2013 e 2014, outros 29 municípios fizeram a revisão biométrica, alavancando os números no Estado. As cidades de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista iniciaram o procedimento ordinário no final do ano passado, buscando beneficiar mais de 2,5 milhões de eleitores, somadas as três localidades. Alagoinhas, Jaguaquara, Itagibá, São Francisco e outras 9 cidades já estão em processo de revisão do eleitorado com biometria.
 
O Diretor-Geral do TRE-BA, André Beserra, que preside a Comissão de Biometria, destaca que "na medida em que confere mais segurança no momento do voto, a biometria é um processo trabalhoso e meticuloso". Segundo o gestor, há também a dependência de kits biométricos enviados pelo TSE para realizar o procedimento; além disso, todos devem ser testados e enviados para os cartórios do Estado.
 
Parceria com prefeituras
 
No processo de cadastramento biométrico dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, para otimizar as ações, solicita apoio às administrações locais no que se refere a cessão de pessoal e, sempre que necessário, de locais para a realização dos trabalhos, como aconteceu nos municípios de Aramari e Araçás, integrantes da 163ª ZE, com sede em Alagoinhas, no mês de agosto. "Sem esse auxílio, certamente, o nosso trabalho seria ainda mais difícil", conclui o Diretor do órgão.
 
Nesta etapa, a medida atenderá 54 Zonas Eleitorais, passando por cidades como Jequié, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Valença, Porto Seguro, Cruz das Almas, Serrinha e Camaçari. 

FONTE:  BOCÃO NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64%

  Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64% Zé Ronaldo, Zé Neto e Pablo Roberto se...