sexta-feira, 10 de março de 2017

SITE DE NOTICIAS FALSA: ELEGE BOLSONARO POLITICO MAIS HONESTO DO MUNDO

Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo?


É verdade que o deputado federal Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo, ganhando de Barack Obama e de François Hollande?
A notícia apareceu na web na primeira semana de outubro de 2016, e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com a reportagem, a Fundação Transparência Política Internacional teria condecorado o deputado federal Jair Bolsonaro com o título de o político mais honesto do mundo, deixando para trás outros concorrentes, como Barack Obama – presidente dos Estados Unidos, que ficou em segundo lugar – e o presidente da França François Hollande (na terceira posição).
O prêmio, segundo o texto que foi amplamente compartilhado na web, foi entregue de acordo com uma pesquisa que teria sido realizada entre os meses de julho a setembro de 2016, com três mil eleitores com idades entre 16 e 56 anos nas cinco regiões do Brasil.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Jair Bolsonaro comemora o fato de ter sido eleito o político mais honesto do mundo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)


Verdade ou farsa?

A primeira coisa a se verificar em casos como esses é se os envolvidos na notícia estão, de fato, envolvidos no fato.
Uma busca por “Fundação Transparência Política Internacional” já nos mostra que essa fundação não existe. O mais próximo disso é a Transparency International (que não cita essa votação) e a Transparência Brasil (que também não menciona a tal eleição).
                                                    Site especializado em inventar notícias foi a origem desse boato!

A foto usada no boato

Quem lê a “notícia” fica com a impressão que Bolsonaro estaria comemorando o fato de ter sido escolhido o político mais honesto do mundo, no entanto essa fotografia usada para ilustrar o boato é de março de 2016, bem antes da suposta eleição.
Segundo o jornal A Gazeta do Povo, Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão de simpatizantes no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Paraná).

Conclusão

O deputado federal Jair Bolsonaro não foi eleito o político mais honesto do mundo! Essa notícia foi inventada por um site que é especializado em criar boatos e rumores!
FONTE: E-FARSAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSÉ DIRCEU ROTULA GOVERNO LULA COMO DE CENTRO DIREITA

           José Dirceu ainda afirmou que o Governo Lula não é de esquerda   Ex-ministro rotula Governo Lula como "de centro-direita&quo...