terça-feira, 5 de maio de 2020

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil



A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (vulgarmente conhecida como A Igreja Mórmon) é uma igreja de fundamentação cristã com características restauracionistas, sendo a maior denominação originária do Movimento dos Santos dos Últimos Dias.A sede da Igreja situa-se em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos da América e estabeleceu congregações em todo o mundo. Na Conferência Geral de 2015, a Igreja divulgou o número de 15.372.337 de membros da Igreja, referente ao relatório anual de 2015. Em 2009, a Igreja relatou um pouco mais de 13,8 milhões de adeptos em todo o mundo, um crescimento de 27,4% comparado ao ano de 2006, onde eram 12,5 milhões de adeptos mundialmente, enquanto em 1990 eram apenas 7,7 milhões. No Brasil, a igreja relatou possuir pouco mais de 1,289.376 membros , um crescimento de aproximadamente 460% nos últimos seis anos. A sede da Igreja no Brasil fica na cidade de São Paulo, estado de São Paulo.

HistóriaEditar

A ilustração não doutrinal do Plano de Salvação Mórmon.

PioneirismoEditar

Os Primeiros membros da Igreja a chegar ao Brasil foram Max Richard Zapf e Amelie Auguste Thielle Zapf batizados na Alemanha em 1908 juntos com seus 4 filhos que ainda não tinham idade de batismo.
10 anos após a chegada dos primeiros membros da igreja no Brasil, quando Robert Lippelt (que não era batizado na época) e sua esposa August chegaram ao Brasil com seus filhos em 1923, imigrantes da Alemanha, ela enviou uma carta para a sede da Igreja pedindo materiais e livros da Igreja para serem usados no Brasil. O marido era ateu e só aceitou o evangelho e a Igreja poucos anos antes de sua morte. Em resposta ao pedido, o presidente da Missão Sul-Americana da Igreja, Reinhold Stoff, deixou Buenos Aires para visitar o Brasil. Retornou em 1928, com os (Elderes) Missionários para ensinarem as pessoas de língua alemã no país. O primeiro membro da Igreja no Brasil se batizou em 1929 em Joinville.
A Igreja organizou-se pela primeira vez em JoinvilleSanta Catarina, onde foi criada a primeira capela na América do Sul em 25 de outubro de 1931. Essa capela existe até hoje. Em 1933 foi organizada a Sociedade de Socorro, ainda em Santa Catarina. Na ocasião, estavam presentes 24 mulheres. A missão Mórmon brasileira foi criada em maio de 1935, em São Paulo, tendo Rulon S. Howells como seu primeiro presidente. O total de fiéis da igreja no Brasil à época, era de apenas 143 pessoas, sendo em sua maioria, imigrantes alemães. Em 1939, com a proibição do governo brasileiro do uso do idioma alemão em público, a igreja passar a usar oficialmente o idioma português. Com isso, o Livro de Mórmon e outros materiais de apoio da Igreja foram traduzido para a língua portuguesa, e missionários começaram a ensinar em português em 1940.
A expansão da Igreja reiniciou-se logo após o término da guerra, quando a Igreja tornou a enviar missionários, desta vez para os estados de São PauloRio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Um pouco mais tarde, a Igreja iniciou o trabalho do proselitismo em GoiásAmazonas e Pernambuco.
O trabalho missionário continuou na década de 1950, e em 1959, a adesão foi de cerca de 3.700 membros no Brasil. A primeira Estaca a ser criada no país foi em 1966 em São Paulo. Dez anos depois, o Brasil já possuía dez estacas, e foi anunciada a construção de um templo em São Paulo. Esse templo foi dedicado em 30 de outubro de 1978 pelo Presidente Spencer W. Kimball.
Em 2 de fevereiro de 1986, o Brasil se tornou o terceiro país da Igreja a ter 50 estacas, superado apenas pelos Estados Unidos e pelo México. Nesse período, a principal estaca a ser criada foi a Estaca Manaus Brasil, a primeira na região norte do país. Esse número duplicou para cem em 1993, com a organização da Estaca São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Em outubro de 1993, começou a construção do Centro de Treinamento Missionário da Igreja no Brasil, a segunda maior. Em 1995 o país já possuía 23 missões, o maior número de missões fora dos Estados Unidos.
A Igreja também tem uma história substancial de envolvimento em esforços humanitários no Brasil. "Mãos que Ajudam", uma organização de serviço da Igreja, foi reconhecido em novembro de 2002 como uma das mais importantes organizações voluntárias no Brasil.

História atualEditar

Como comemoração dos oitenta anos da presença da Igreja no Brasil, foi realizada uma sessão especial promovido pelo Senado Federal do Brasil.
Cronologia
  • 1913 - Família Zapf: Batizados na Alemanha, a família Zapf, composta por Max Richard Zapf, Amelie Auguste Thielle Zapf, sua esposa e seus quatro filhos, emigrou para o Brasil em 1913 e tornaram-se os primeiros SUD santos dos últimos dias no Brasil.
  • 1923 - Neste ano, o casal Lippelt, da Alemanha, emigrou para o Brasil. August teve, uma vez que seu esposo era ateu com a presidência da Igreja nos Estados Unidos e solicitaram os primeiros missionários para o Brasil.
  • 1928 - O presidente Stoolf, da missão sul-americana, visitou o Brasil pela primeira vez. Os élderes Schindler e Heinz foram os primeiros missionários a chegarem no país, em 17 de setembro de 1928.
  • 1929 - A família Sell é batizada na Igreja, em JoinvilleSanta Catarina. São os primeiros a serem batizados no Brasil.
  • 1930 - O Brasil recebe o primeiro prédio da igreja, construída em Ipomeia (Santa Catarina).
  • 1931 - É dedicada a primeira capela da igreja, em 25 de outubro, na cidade de Joinville.
  • 1933 - É organizada a primeira Sociedade de Socorro no Brasil, em Joinville. Na ocasião, estavam presentes 24 irmãs da igreja.
  • 1935-1938 - É criada a primeira missão brasileira, com sede em São Paulo. Rulon S. Howells é o presidente. O idioma falado pelos missionários era o alemão. O total de membros da igreja no Brasil era de apenas 143 membros. A obra da igreja se expande para o Rio Grande do SulParaná e São Paulo.
Templo do Recife.
Também durante a Segunda Guerra, o irmão George Lippelt foi chamado para presidir o ramo de Ipomeia, sendo o único membro a falar o português. No final de de 1943, a maior parte dos missionários partiu do Brasil e o trabalho de proselitismo foi mínimo.
  • 1946-1949 - Harold M. Rex, antigo missionário da missão brasileira, retorna ao país como presidente da missão. No fim de 1945, o presidente declara que todos os missionários servindo no país devem falar obrigatoriamente o português. Foram reiniciadas as atividades do proselitismo. Os missionários americanos retornaram ao Brasil e muitos ramos foram reabertos. Em meados de 1947, o Brasil possuía 25 missionários. Em 1° de janeiro de 1948, foi publicada A Gaivota, primeira revista oficial da Igreja no Brasil e que, posteriormente, teve seu nome alterado para A Liahona. Em 1948, aumentou o número de missionários chamados para o Rio de Janeiro. Em 1949, a Igreja possuía 648
membros no Brasil.
88 pessoas são batizadas em 1954. Foram abertos novos ramos, passando de 23 para 33. O principal ramo aberto é em Manaus (AM).
Em 1961, o élder Ezra Taft Benson desembarcou em Brasília em caráter oficial e participou de uma conferência com Juscelino Kubitschek, presidente
brasileiro da época. Em dezembro de 1962 a Igreja contava com 6.747 membros, 43 ramos e 9 edifícios próprios.
  • 1964-1967 - Em 1964, o presidente Paulsen construiu e dedicou quatro novas capelas e iniciou a construção de mais cinco.
A Igreja se expande para o AlagoasParaíbaCearáSergipe e Rio Grande do Norte. Em 1965 a Igreja possuía 19.050 membros brasileiros. Em 1 de maio de 1966, foi organizada a Estaca São Paulo Brasil sob a direção dos élderes Spencer W. Kimball e Franklin D. Richards. Cerca de 40 magníficos edifícios da Igreja foram construídos em 1967, intensificando o progresso da Igreja.
Em 7 de julho de 1968 foi criada a Missão Brasileira do Norte, com sede em Recife. A missão brasileira do Norte abrangia BrasíliaFortalezaBelo HorizonteManausJuiz de ForaRecife e Rio de Janeiro. Apesar de as cidades serem distantes entre si, a obra progrediu mesmo com as dificuldades nas comunicações e distância. A missão brasileira passa a se chamar missão central, que incluía os estados de São Paulo e Paraná e o sul do Mato Grosso.
Em junho de 1970, o Brasil tinha 35.547 membros da Igreja, 3 missões e 2 estacas.
Em 6 de setembro de 1971, com a presença do Élder Gordon B. Hinckley, foi criada a Estaca São Paulo Sul (unidades do ABC e Baixada Santista). Ainda em 1971, teve início o Programa do Seminário e do Instituto do Sistema Educacional da Igreja. Em 12 de setembro de 1971 é criada a primeira estaca do Paraná e Santa Catarina, a Estaca Curitiba Brasil e Jason Garcia Souza o seu presidente. A Missão Brasileira do Sul passa a se chamar Missão Brasil Sul e a Missão Brasileira do Norte passa a se chamar Missão Brasil Norte. Em 22 de outubro de 1972 é criada a primeira estaca do Rio de Janeiro. É dividida a missão Brasil Central, dando origem às missões Brasil Central Sul e Brasil Central Norte.
Templo de Manaus - Amazonas. O primeiro da Região norte do Brasil e o Sexto do país.
Em 1989, o presidente brasileiro José Sarney recebeu um Livro de Mórmon das mãos do profeta Gordon B. Hinckley

Nenhum comentário:

Postar um comentário