sábado, 24 de março de 2018

PT e PCdoB abrem mão de candidatura se Freixo concorrer ao governo do Rio de Janeiro

PT e PCdoB abrem mão de candidatura se Freixo concorrer ao governo estadual Principal nome do Psol, porém, planeja concorrer a deputado federal. O apoio declarado dos outros dois partidos de esquerda será suficiente para fazê-lo mudar de planos?




A bola está com Marcelo Freixo (Psol). Tanto o PT quanto o PCdoB estão dispostos a abrir mão de suas candidaturas ao governo do estado caso o psolista decida disputar o Palácio Guanabara. “O momento requer que deixemos de lado as vaidades partidárias”, diz o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá. “O Freixo é o único na esquerda com densidade eleitoral e política para disputar com imensa chance de vitória”, completa.
O movimento é encampado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que, assim como Freixo, candidatou-se à prefeitura em 2016: “A bandeira do Freixo é a Segurança. Presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa. É a hora de unir forças. Ele é a candidatura mais viável.”
Destino
Se vai ser desse jeito, ainda não se sabe. Freixo planeja mesmo deixar a Alerj, mas mira a Câmara dos Deputados, em Brasília. Por ser o puxador de votos do Psol, sua candidatura é tida por correligionários como estratégica para que o partido turbine sua bancada de deputados federais.
A cruz e a espada
Outro complicador: caso perca a eleição ao governo, Freixo ficará sem mandato. Por conta disso, o plano original do Psol é lançar o vereador Tarcísio Motta, que só precisará defender seu mandato em 2020. O apoio declarado do PT e do PCdoB será capaz de encorajar Freixo?
Passando a bola
Os pré-candidatos do PT e do PCdoB que, por Freixo, deixariam a corrida eleitoral são Celso Amorim, ex-ministro de Lula, e o comunista Leonardo Giordano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64%

  Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64% Zé Ronaldo, Zé Neto e Pablo Roberto se...