domingo, 18 de dezembro de 2022

Brasil alcança marca de 90 milhões de veículos produzidos desde 1957

 

                                          Fábrica da Renault em São José dos Pinhais Paraná

Brasil alcança marca de 90 milhões de veículos produzidos desde 1957

Expectativa é superar a barreira dos 100 milhões de exemplares em 2026


A indústria automobilística do Brasil comemora neste mês de agosto importante feito histórico: a produção de 90 milhões de veículos desde 1957. A data faz referência ao momento em que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) passou a contabilizar os números do setor. A conta soma automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus (ou seja, não inclui tratores, colheitadeiras e modelos exportados em regime de CKD).

De acordo com a entidade, ano com menor volume produzido foi justamente o primeiro a ser contabilizado: 1957, com 30.542 unidades. Na sequência, os números foram crescendo e em 1960 já eram produzidos mais de 100 mil exemplares por ano. A cifra simbólica de 1 milhão de veículos/ano foi alcançada em 1993, enquanto o recorde histórico de produção até hoje é de 2013, com 3.713.813 unidades montadas.

A conta inclui a produção de diferentes momentos da indústria e das mais variadas montadoras instaladas no país. Desde as pioneiras na produção nacional, como Toyota, Ford e Volkswagen, até as que estabeleceram produção mais recentemente, como CAOA Chery, BMW e Hyundai. As estatísticas também englobam os números fabricantes que já produziram no passado e posteriormente fecharam suas fábricas, como Mercedes-Benz, Dodge e Mahindra.

“Trata-se de um volume impressionante, que mostra a força e a resiliência do setor automotivo brasileiro. Esse setor gera uma cadeia impressionante de empregos de alta qualidade e remuneração, conhecimento industrial e acadêmico, PIB, tributos, novas tecnologias e muitas histórias", afirma Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA.

"Calculamos que até o fim de 2026 a marca de 100 milhões seja atingida, certamente com produtos dotados de tecnologias de segurança, conectividade e ambientais ainda mais avançadas", completa.


FONTE: QUATRO RODAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSÉ DIRCEU ROTULA GOVERNO LULA COMO DE CENTRO DIREITA

           José Dirceu ainda afirmou que o Governo Lula não é de esquerda   Ex-ministro rotula Governo Lula como "de centro-direita&quo...