Nem Hilton Coelho, nem Marcos Mendes, nem Hamilton Assis. O resultado das cinco plenárias realizadas pelo PSOL apontou a tendência para um novo nome da legenda disputar a Prefeitura de Salvador. Trata-se do sociólogo Fábio Nogueira, vinculado à corrente interna do partido denominada Rosa Zumbi.
A tendência Rosa Zumbi de Nogueira, largou na frente da tendência nas plenárias, mas o martelo só será batido no congresso do partido, marcado para os dias 13 e 14 de novembro.
“A candidatura do PSOL tem o compromisso com a defesa dos valores culturais negros de origem africana. É importante termos mais candidaturas negras, independente de quem vai ser o candidato, precisamos ter mais negros ocupando espaços de poder. Devemos valorizar o legado histórico, cultural e simbólico da população negra”, destaca Fábio Nogueira.
O presidente estadual do PSOL, Marcos Mendes, afirma que o nome do sociólogo deve ser mesmo o nome da legenda de olho em 2016. “E se for o escolhido, vai dar muito trabalho. Fábio Nogueira é um homem negro, preparado, e que tem tudo para ser um nome forte na política no estado. É a aposta do Psol. Tudo indica que Fábio Nogueira será o candidato à prefeitura ”, avaliou.
Fábio Nogueira é militante do Círculo Palmarino, instituição do movimento negro nacional, possui mestrado pela Universidade Federal Fluminense sobre “ O Pensamento do Intelectual Negro Clóvis Moura” e, atualmente, é doutourando de Sociologia da USP onde vai defender a tese de doutorado no mês de novembro, intitulada “Intelectuais da Raça de Cor, Nacionalismo e Afrocubanismo (1912-1945)” , além disso é autor do livro de poesias Porto, lançado em maio, no CEAO-UFBA, da capital baiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário