quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Fábio Nogueira é o pré-candidato a prefeito do PSOL em Salvador Bahia


Nem Hilton Coelho, nem Marcos Mendes, nem Hamilton Assis. O resultado das cinco plenárias realizadas pelo PSOL apontou a tendência para um novo nome da legenda disputar a Prefeitura de Salvador. Trata-se do sociólogo Fábio Nogueira, vinculado à corrente interna do partido denominada Rosa Zumbi.
 
A tendência Rosa Zumbi de Nogueira, largou na frente da tendência nas plenárias, mas o martelo só será batido no congresso do partido, marcado para os dias 13 e 14 de novembro. 
 
“A candidatura do PSOL tem o compromisso com a defesa dos valores culturais negros de origem africana. É importante termos mais candidaturas negras, independente de quem vai ser o candidato, precisamos ter mais negros ocupando espaços de poder. Devemos valorizar o legado histórico, cultural e simbólico da população negra”, destaca Fábio Nogueira. 
 
O presidente estadual do PSOL, Marcos Mendes, afirma que o nome do sociólogo deve ser mesmo o nome da legenda de olho em 2016. “E se for o escolhido, vai dar muito trabalho. Fábio Nogueira é um homem negro, preparado, e que tem tudo para ser um nome forte na política no estado. É a aposta do Psol. Tudo indica que Fábio Nogueira será o candidato à prefeitura ”, avaliou.
 
Fábio Nogueira é militante do Círculo Palmarino, instituição do movimento negro nacional, possui mestrado pela Universidade Federal Fluminense sobre “ O Pensamento do Intelectual Negro Clóvis Moura” e, atualmente, é doutourando de Sociologia da USP onde vai defender a tese de doutorado no mês de novembro, intitulada “Intelectuais da Raça de Cor, Nacionalismo e Afrocubanismo (1912-1945)” , além disso é autor do livro de poesias Porto, lançado em maio, no CEAO-UFBA, da capital baiana.

VEREADOR DE NATAL SE FILIA AO PSOL PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE


Maurício Gurgel é o mais novo vereador do PSOL de Natal-RN

O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, dará as boas vindas ao Vereador Maurício Gurgel, nesta quinta-feira (01/10), em sessão solene de comemoração pelos 11 anos de fundação do PSOL.
Maurício foi um dos entusiastas na fundação do PSOL e um dos primeiros filiados no Rio Grande do Norte, mas por alguns anos se afastou e ingressou no PHSpor onde se tornou o vereador mais novo de Natal. Desde o início da nova legislatura Maurício Gurgel tem composto o grupo de oposição ao prefeito Carlos Eduardo (PDT) e se posicionado com firmeza em todas as matérias que dizem respeito aos interesses dos natalenses. Um parlamentar atento e sintonizado à conjuntura política atual. Maurício tem se dedicado aos temas inerentes à luta e a conquista dos direitos do povo trabalhador e serrado fileiras junto ao PSOL nas principais batalhas que permeiam este parlamento municipal.
No ano passado relevou sua insatisfação com o PHS a partir do apoio partidário ao candidato a governador Henrique Alves (PMDB), o que fez com que ele viesse prontamente a apoiar publicamente a candidatura do PSOL à presidência da República, inclusive participando de eventos de formação do programa de governo.
Suas posições entraram em confronto com a direção da legenda do PHS e após conversas com Sandro Pimentel, presidente estadual do PSOL, como também com o Prof Robério Paulino, candidato a governador na última eleição, Maurício resolveu se incorporar às nossas fileiras compreendendo muito bem o nosso programa e o estatuto partidário.
Não somente o companheiro Maurício Gurgel, mais também podemos destacar a nova filiação do camarada Carlinhos Sobral, ex-vereador (PT), na cidade de Ceará-Mirim, região metropolitana do estado, além de outros que daremos publicidade nos próximos dias.
Cada vez mais forte, o PSOL vem crescendo no RN e mantendo o seu espírito fundacional, além de seguir transformando-se em alternativa para o povo potiguar.
Sem bem vindo meu camarada Maurício Gurgel, Carlinhos Sobral e tantos outros(as) que chegam para fazer brilhar ainda mais o PSOL.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Maracás: PSOL apresenta pré-candidato a prefeito


O   PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) na cidade de Maracás realizou no último dia 05 (sabádo) plenária para escolha do seu pré-candidato a prefeito para o pleito de 2016.

Após debates e discussão da conjuntura politica municipal  tendo em vista o descaso da atual administração foi eleito pela direção do PSOL Carlinhos Novaes para concorrer ao cargo de Prefeito da cidade. Na oportunidade Carlinhos disse contar com o apoio dos Maracaenses de bem e que apesar de ter apenas 26 anos está muito preparado para concorrer a este cargo.

A escolha do vice e da nominata de vereadores será tema de uma nova plenária do partido (Redação APT).

FONTE: A PAR DE TUDO

Itapebi: ambulância de maternidade é tomada



Conforme o site Itapebi Acontece, a ambulância que era alugada pela prefeitura do município de Itapebi, interior do Bahia, para servir ao PA Maternidade Nelson Moura Ferreira, foi tomada pelo proprietário por atraso no pagamento do aluguel. Segundo o portal, a informação foi confirmada por fontes ligadas a Secretaria de Municipal de Saúde do município. As informações dão conta que a prefeitura deve quatro meses do aluguel do veículo. 

O carro foi visto estacionado as margens da BR-101, no distrito de Mascote onde reside o proprietário da ambulância que estava locada para a prefeitura. Com isso, a maternidade e emergências do município estariam somente com uma ambulância para transportar os pacientes.

Os valores do aluguel não foram revelados. Conforme o portal, um funcionário da Secretaria de Municipal de Saúde afirmou que a solução é improvisada, pois depende da disponibilidade de veículos. “O trabalho aqui na secretaria de saúde também está precário, a gente tenta oferecer um serviço de qualidade, mas não estamos encontrando material para trabalhar", disse funcionário.

O Bocão News tentou, por diversas vezes, entrar em contato com a secretaria de saúde, Débora Lago, mas não foi atendido. As informações que chegaram à redação é que a secretaria negou o ocorrido e disse que a ambulância foi devolvida para redução de custos. O proprietário, no entanto, reitera que  a secretaria deve quatro meses de aluguel. 

PSOL questiona no Supremo mandatos sucessivos de Marcelo Nilo

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) o dispositivo da Constituição da Bahia que permite a recondução de membros da Mesa da Assembleia Legislativa ininterruptamente. O partido quer que o STF limite a recondução para o mesmo cargo por uma vez, seja na eleição imediatamente subsequente ou a período subsequente, independentemente da legislatura.

Se o Supremo acatar o pedido do PSOL, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) veria o seu sonho de conquistar pela sexta vez a presidência se desmanchar no ar. Nesta quinta-feira (24), a coluna Na Sombra do Poder noticiou que Nilo já deu início à sua campanha rumo ao hexa. Desta vez, o pedetista teria o apoio da bancada do PT, que na última eleição deixou o plenário durante a votação e ameaçou judicializar o pleito.

De acordo com o pedido do PSOL, originalmente, os artigos 67, parágrafo 3º, e 71, inciso II, da Constituição estadual não mencionavam a recondução de um deputado para o mesmo cargo da Mesa. Em 1994, a Emenda Constitucional 5 vedou essa conduta na eleição imediatamente subsequente. Posteriormente, foi promulgada a EC 8/2000, que autoriza a recondução por uma vez para o período subsequente.

O PSOL afirma que, efetuada essa alteração constitucional, os membros da Assembleia passaram a interpretar a norma no sentido de que a eleição para o mesmo cargo em legislaturas diferentes não seria considerada recondução. O partido cita especificamente o caso do atual presidente da casa legislativa estadual que, desde 2007, é reconduzido e completará, em 2016, 10 anos no cargo.

A legenda salienta ainda que, embora tenha conhecimento de que o STF já firmou jurisprudência no sentido de que as normas reguladoras das eleições das mesas da Câmara e do Senado não são de reprodução obrigatória nas constituições estaduais, o objetivo do pedido é evitar abusos que levem a uma situação de personificação institucional e ausência de alternância no exercício do poder político, “o que é absolutamente incompatível com o princípio da Democracia como instrumento de racionalização das atividades do Estado”. O ministro Celso de Mello é o relator da ação.

FONTE: BOCÃO NEWS

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIREÇÃO ESTADUAL DO PSOL APROVA FILIAÇÃO DE DEPUTADO FEDERAL

Com filiação de deputado, Chico Alencar voltará a ser líder do PSOL


Glauber Braga, ainda no PSB-RJ, dará ao partido número mínimo necessário – cinco – para ter bancada na Câmara




O veterano Chico Alencar vai voltar a ser líder de bancada na Câmara. Desde maio, com a expulsão do deputado Cabo Daciolo, o PSOL deixou de ser uma bancada – o regimento interno da Casa exige que para ter status de bancada, com líder, é necessário o mínimo de cinco parlamentares. Sem Daciolo, PSOL ficou apenas com quatro deputados (o próprio Chico, Ivan Valente, Jean Wyllys e Edmilson Rodrigues). A chegada de Glauber Braga, que deixará o PSB até o fim de agosto, resolve o problema.
Ex-presidente da seção fluminense do partido, Braga está infeliz no PSB desde outubro do ano passado, quando a legenda cerrou fileiras com o PSDB, de Aécio Neves. Passadas as eleições, o diretório nacional o apeou da presidência do partido no Rio de Janeiro. O senador Romário Farias foi nomeado, então, interventor estadual da sigla.
Ao PSOL interessa que Braga se junte ao grupo. É que o partido volta a ter os chamados instrumentos de liderança, como tempo maior de fala, o direito de interromper a sessão para se manifestar em nome da bancada, encaminhar projetos e, não menos importante, o direito de indicar mais 17 cargos na Câmara.

municípios baianos iniciarão cadastramento biométrico de eleitores



De acordo com a Resolução Administrativa nº 9/2015 do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, até o final deste mês de setembro, outros 109 municípios baianos iniciarão a implementação da sistemática de coletas de dados biométricos – impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada – de seus eleitores, mediante atendimento ordinário do eleitorado, ou seja, à medida que estes procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral para realizar algum serviço, serão recadastrados biometricamente.
 
A Justiça Eleitoral baiana já recadastrou biometricamente cerca de 600 mil eleitores. Em 2009 a cidade de Pojuca foi o projeto-piloto e no biênio de 2013 e 2014, outros 29 municípios fizeram a revisão biométrica, alavancando os números no Estado. As cidades de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista iniciaram o procedimento ordinário no final do ano passado, buscando beneficiar mais de 2,5 milhões de eleitores, somadas as três localidades. Alagoinhas, Jaguaquara, Itagibá, São Francisco e outras 9 cidades já estão em processo de revisão do eleitorado com biometria.
 
O Diretor-Geral do TRE-BA, André Beserra, que preside a Comissão de Biometria, destaca que "na medida em que confere mais segurança no momento do voto, a biometria é um processo trabalhoso e meticuloso". Segundo o gestor, há também a dependência de kits biométricos enviados pelo TSE para realizar o procedimento; além disso, todos devem ser testados e enviados para os cartórios do Estado.
 
Parceria com prefeituras
 
No processo de cadastramento biométrico dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, para otimizar as ações, solicita apoio às administrações locais no que se refere a cessão de pessoal e, sempre que necessário, de locais para a realização dos trabalhos, como aconteceu nos municípios de Aramari e Araçás, integrantes da 163ª ZE, com sede em Alagoinhas, no mês de agosto. "Sem esse auxílio, certamente, o nosso trabalho seria ainda mais difícil", conclui o Diretor do órgão.
 
Nesta etapa, a medida atenderá 54 Zonas Eleitorais, passando por cidades como Jequié, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Valença, Porto Seguro, Cruz das Almas, Serrinha e Camaçari. 

FONTE:  BOCÃO NEWS

domingo, 20 de setembro de 2015

PSOL REALIZA PLENÁRIAS EM 107 LOCALIDADES DO ESTADO


 Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) encerrar hoje as plenárias municipais e intermunicipais em todo o Brasil, na Bahia as plenárias aconteceram em 107 cidades baianas algumas intermunicipais, quando é mais de um município junto, essas plenárias são para discutir os rumos do partido e para eleger delegados para votarem nas nova direção estadual e posterior nacional, iniciou se em 8 de agosto até hoje 20 de setembro os delegados eleitos nesses municípios irão para Salvador na data de 31 de outubro e 1 de novembro não se sabe ainda o número oficial de delegados, até agora o total ultrapassa os 300 podendo chegar a 340 delegados ao todo, no final do dia deve sair o resultado dos membros com direito a voto! o PSOL faz suas plenárias municipais ou intermunicipais e congressos em 2 em em 2 anos é o 5ª desde sua fundação, existe um gasto financeiro e um desgaste muito grande no período congressual por outro lado é gratificante a interação de membros e fiscais, o partido se constroem como uma 3ª via nas cidades, estado e no Brasil. 



terça-feira, 15 de setembro de 2015

Deputados do PSOL se destacam e são eleitos como melhores da câmara

Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas

Mais de 180 profissionais que acompanham o dia a dia do Congresso votaram nos deputados que, na sua opinião, melhor representam a população no Parlamento. Saiba quem são eles
Para os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, são do Rio de Janeiro seis dos dez melhores deputados do país: Alessandro Molon (PT) Chico Alencar (Psol), Jandira Feghali (PCdoB), Jean Wyllys (Psol), Glauber Braga (PSB) e Miro Teixeira (Pros). Completam a lista dois representantes do estado de São Paulo, Ivan Valente (Psol) e Luiza Erundina (PSB), e os deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Júlio Delgado (PSB-MG).
Ao todo, 186 jornalistas de 45 veículos de comunicação (clique aqui para ver a lista) que acompanham as atividades do Congresso Nacional votaram nos  parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população no Legislativo. Os profissionais de imprensa manifestaram suas preferências entre os últimos dias 8 e 10, por meio de urnas itinerantes, numa votação acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
Os cinco nomes mais votados serão divulgados apenas no dia 8 de outubro, na entrega doPrêmio Congresso em Foco 2015. Isso porque eles serão homenageados na categoria “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”, na qual ficará com o troféu quem tiver recebido mais votos dos jornalistas.
Daí por que manteremos sob reserva o total de votos dos dez deputados citados acima. Abaixo, você pode ver quantos votos receberam os demais deputados.
Nas edições anteriores do prêmio, os jornalistas especializados na cobertura do Congresso eram consultados antes da abertura da votação para o público, pela internet. Assim, eles faziam uma espécie de “filtro”, selecionando a grande maioria dos premiados. O público podia apenas acrescentar um nome em cada categoria disputada, além de definir a classificação final de todos os  parlamentares homenageados.
Como ocorre na votação pela internet, foram considerados inaptos para receber os votos dos jornalistas os deputados que respondem a inquéritos criminais ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
Divulgaremos amanhã os resultados da votação dos jornalistas para o Senado.
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape) e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.
Veja a lista com o número de votos dos demais deputados:
ColocaçãoNomeEstadoPartidoVotos
11Benedita da SilvaRJPT17
12Mendonça FilhoPEDEM17
13Mara GabrilliSPPSDB15
14Antonio ImbassahyBAPSDB12
15Conceição SampaioAMPP12
16Paulo TeixeiraSPPT10
17Edmilson RodriguesPAPSOL9
18Janete CapiberibeAPPSB9
19Silvio CostaPEPSC9
20Carlos SampaioSPPSDB8
21Jarbas VasconcelosPEPMDB8
22Rubens BuenoPRPPS8
23Bruno AraújoPEPSDB7
24Eliziane GamaMAPPS7
25Henrique FontanaRSPT7
26Jô MoraesMGPCdoB7
27TiriricaSPPR7
28Augusto CarvalhoDFSD6
29José GuimarãesCEPT6
30Leonardo PiccianiRJPMDB6
31Carlos ZarattiniSPPT5
32VicentinhoSPPT5
33Arnaldo Faria de SáSPPTB4
34Esperidião AminSCPP4
35Luiz Carlos HaulyPRPSDB4
36Luizianne LinsCEPT4
37Margarida SalomãoMGPT4
38Onyx LorenzoniRSDEM4
39Rogério RossoDFPSD4
40Wadih DamousRJPT4
41Arnaldo JordyPAPPS3
42Celso RussomannoSPPP3
43Darcísio PerondiRSPMDB3
44Eduardo BolsonaroSPPSC3
45Lucio Vieira LimaBAPMDB3
46Luiz CoutoPBPT3
47Ricardo BarrosPRPP3
48Roberto FreireSPPPS3
49Sibá MachadoACPT3
50Zeca DirceuPRPT3
51Alice PortugalBAPCdoB2
52Antonio Carlos Mendes ThameSPPSDB2
53Carmen  ZanottoSCPPS2
54Chico LopesCEPCdoB2
55Fernando FrancischiniPRSD2
56Hugo MottaPBPMDB2
57Índio da CostaRJPSD2
58José Carlos AleluiaBADEM2
59Keiko OtaSPPSB2
60Marcus PestanaMGPSDB2
61Mariana CarvalhoROPSDB2
62Moema GramachoBAPT2
63Raul JungmannPEPPS2
64Rubens Pereira JúniorMAPCdoB2
65Valdir ColattoSCPMDB2
66Afonso MottaRSPDT1
67Alan RickACPRB1
68Alceu MoreiraRSPMDB1
69Alexandre BaldyGOPSDB1
70Altineu CôrtesRJPR1
71André FigueiredoCEPDT1
72Assis do CoutoPRPT1
73BebetoBAPSB1
74Bruno CovasSPPSDB1
75Cabuçu BorgesAPPMDB1
76Cleber VerdeMAPRB1
77Daniel CoelhoPEPSDB1
78Domingos SávioMGPSDB1
79Dulce MirandaTOPMDB1
80Enio José VerriPRPT1
81Eros BiondiniMGPTB1
82Fabio GarciaMTPSB1
83Heráclito FortesPIPSB1
84Hildo RochaMAPMDB1
85Hugo LealRJPROS1
86Irmão LazaroBAPSC1
87João CamposGOPSDB1
88João DerlyRSPCdoB1
89José FogaçaRSPMDB1
90Josi NunesTOPMDB1
91Jovair ArantesGOPTB1
92Júlio CesarPIPSD1
93Junior MarrecaMAPEN1
94Jutahy JuniorBAPSDB1
95Marcelo CastroPIPMDB1
96MarconRSPT1
97Marcos RogérioROPDT1
98Max FilhoESPSDB1
99Otávio LeiteRJPSDB1
100PaulãoALPT1
101Rafael MottaRNPROS1
102Ricardo Izar FilhoSPPSD1
103Ricardo TripoliSPPSDB1
104Rodrigo PachecoMGPMDB1
105Ronaldo FonsecaDFPROS1
106Sérgio ReisSPPRB1
107Sérgio SouzaPRPMDB1
108Vanderlei MacrisSPPSDB1
109Wadson RibeiroMGPCdoB1
110Walter AlvesRNPMDB1