quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Bolsonaro veta projeto de lei que garantia sangue e remédios a todos os pacientes do SUS






Para o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, Bolsonaro agiu de maneira irresponsável com a população vulnerável. 'idas perdidas é o legado irrecuperável desse presidente que vilipendia os pobres'

Bolsonaro veta projeto de lei que garantia sangue e remédios a todos os pacientes do SUS

Projeto assegurava medicamentos e tratamento em todo o sistema público de saúde. Para ex-ministro Alexandre Padilha, foi outro "ataque às populações mais vulneráveis e que mais precisam"

São Paulo – Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não terão garantida a oferta de sangue, hemoderivados, medicamentos para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Projeto de lei aprovado no Congresso que assegurava essa obrigação foi vetado integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro.
A proposta original do autor do projeto, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB-GO), buscava garantir o tratamento de pacientes portadores de coagulopatias congênitas (hemofilias), mas o texto foi alterado na tramitação no Senado e a redação final estendeu a garantia para todos os pacientes do SUS. A assessoria de imprensa da Presidência da República diz que Bolsonaro barrou o projeto por “ordem técnica e jurídica”, já que o texto traria alterações em lei que regulamenta a coleta, processamento e distribuição do sangue.
Para o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, Bolsonaro agiu de maneira irresponsável com a população pobre e dependente da saúde pública. “Mais um ataque às populações mais vulneráveis e que mais precisam. Vidas perdidas é o legado irrecuperável desse presidente que vilipendia os pobres”, criticou nas redes sociais.
Ainda segundo o governo, o projeto criava uma obrigação ao Executivo e proporcionava “despesa obrigatória” ao poder público, sem definir uma fonte de custeio específica para arcar com a implantação da medida. O veto foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), mas o Congresso ainda pode derrubar a decisão .
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo
FONTE Brasil de Fato 

A foto, o prêmio e o suicídio


A foto foi tirada no ano de 1993, no Sudão (numa área que hoje pertence ao Sudão do Sul). Na época, o país estava arrasado por uma longa guerra civil. Kevin Carter, um premiado fotojornalista sul-africano, estava se preparando para fotografar uma criança faminta tentando chegar a um centro de alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU), próximo à aldeia de Ayod, quando um abutre-de-capuz apareceu nas proximidades.
João Silva, um fotojornalista português que mora na África do Sul e que acompanhou Carter no Sudão, relatou que os oficiais da ONU lhe disseram que iriam parar por 30 minutos (o tempo necessário para distribuir alimentos), de modo que os dois aproveitaram para olhar ao redor e tirar fotos.
Homens e mulheres da aldeia saíam de suas cabanas e iam até o avião da ONU para receber as doações de alimentos. Neste curto período, as crianças muitas vezes ficavam sozinhas. Esta era a situação do menino registrado na foto de Carter. Um abutre então pousou atrás do garoto. Para ter os dois em foco, Carter se aproximou da cena muito lentamente para não assustar a ave e tirou uma foto a aproximadamente 10 metros de distância. Ele então tirou mais algumas fotos antes de espantar o pássaro.
Vendida para o The New York Times, a fotografia foi publicada pela primeira vez em 26 de março de 1993 e foi repassada para muitos outros jornais ao redor do mundo. Em 1994, a imagem ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia Especial.
Carter foi muito criticado por não ajudar o menino. O jornal St. Petersburg Times, da Flórida, disse sobre Carter: “O homem ajustando suas lentes para capturar o enquadramento exato daquele sofrimento poderia muito bem ser um predador, um outro urubu na cena.”
Dois fotógrafos espanhóis que estavam na mesma área naquela época, José María Luis Arenzana e Luis Davilla, e que não conheciam a fotografia de Kevin Carter, também tiraram uma foto em situação similar. Mas Carter foi o único a ser massacrado pela opinião pública e a imprensa.
Com as criticas, Carter entrou em depressão e, pouco mais de um ano depois da foto, dirigiu até o córrego Braamfontein Spruit, em Joanesburgo, e tirou a própria vida colocando uma das extremidades de uma mangueira no escapamento de sua caminhonete e a outra na janela do lado do passageiro. Ele morreu por intoxicação por monóxido de carbono, aos 33 anos de idade.
Trechos da sua carta de suicídio mostram como ele se sentia: “Eu sinto muito. A dor da vida ultrapassa a alegria ao ponto em que a alegria não existe…. deprimido … Estou assombrado pelas vívidas memórias de mortes e cadáveres e raiva e dor … de crianças famintas ou feridas, de loucos com dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos assassinos … Fui juntar-me ao Ken (Ken Oosterbroek, seu colega fotógrafo que havia falecido há pouco tempo), se eu tiver tamanha sorte.”
O menino da foto era Kong Nyong, que estava sofrendo de má nutrição severa na época, mas já tinha começado a receber ajuda da ONU. Na foto, é possível ver a pulseira de identificação da entidade no braço da criança. E, ao contrário do que muitos pensavam, ele não morreu na época da foto. Segundo seu pai, Kong morreu adulto em 2006, devido a uma febre.
Fonte: Magnus Mundi

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Conheça a dentista que aceitou se casar com Bruno dentro da cadeia: ‘Vive com medo’

Conheça a dentista que aceitou se casar com Bruno dentro da cadeia: ‘Vive com medo’

Saiba quem é Ingrid, a mulher do goleiro Bruno

O jogador foi solto nesta sexta-feira e saiu de mãos dados com a mulher. Eles se casaram em cerimônia evangélica, em 2016, na Apac de Santa Luzia, na Grande BH


O goleiro Bruno Fernandes, de 32 anos, ganhou a liberdade nesta sexta-feira ao deixar a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), em Santa Luzia, na Grande BH.

Da prisão, ele saiu de mãos dadas com a mulher, a dentista Ingrid Calheiros Oliveira, 30 anos, com quem ele começou a namorar em 2008.

Na época, Bruno era casado com a namorada de adolescência, Dayane Rodrigues. Em 2009, Ingrid foi pedida em casamento e se tornou noiva do jogador. Além de Dayane e Ingrid, também havia outras mulheres na vida do goleiro. Em uma das festas de boleiros, Bruno conheceu Eliza, uma modelo que se iniciara também na carreira de atriz com um filme pornô. Pouco tempo depois ela engravidou.

Ingrid durante audiência do caso Bruno, em 2011 - Foto: Túlio Santos/EM/D.A. PressUm ano depois de firmar o noivado, o jogador é preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e condenado a 22 anos e três meses de reclusão pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio. Quando o detento foi transferido para uma penitenciária em Francisco Sá, a 55 quilômetros de Montes Claros, em 2012, a dentista também se mudou para o Norte de Minas.

A mudança de Ingrid para Montes Claros fez parte da estratégia dos advogados de defesa de Bruno para conseguir a transferência dele para a cidade do Norte de Minas e a autorização para que pudesse sair da cadeia para treinar ou atuar em jogos do Montes Claros Futebol Clube - conhecido popularmente como "o Bicho". Lá, ele permaneceu preso até o fim de 2015, quando voltou a ser preso na Penitenciária Nelson Hungria.

Quando o goleiro foi transferido para a Apac de Santa Luzia, em 2016, depois de oito anos de namoro, Ingrid e ele oficializaram a união e se casaram em cerimônia evangélica, realizada no centro de ressocialização.O casamento foi celebrado por uma pastora da Igreja Quadrangular, dentro da Apac, segundo o advogado do ex-goleiro rubro-negro, Lúcio Adolfo. Em seguida, foi oferecido um almoço para cerca de 100 convidados. A comida foi preparada por internos da Apac. .

Fonte: Em Dia


''Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo'', diz Bolsonaro


''Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo'', diz Bolsonaro

  • Organização emitiu nota em que destacou que o Conselho da Amazônia não tem meta e nem orçamento
Jair Bolsonaro, presidente desta suposta República, voltou a atacar nesta quinta-feira 13/II o Greenpeace. Na saída do Palácio da Alvorada, ele foi questionado por jornalistas sobre uma nota emitida pela ONG. E respondeu: "Quem é Greenpeace? Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo”.
A nota do Greenpeace critica o Conselho da Amazônia e diz que ele não tem meta, nem orçamento. "Não anulará a política antiambiental do governo e não tem por finalidade combater o desmatamento ou o crime ambiental. Os governadores, indígenas e a sociedade civil não fazem parte da sua composição. E numa tentativa de minimizar o impacto negativo da gestão do ministro Ricardo Salles, Bolsonaro retirou o Ministro do Meio Ambiente do comando de políticas ambientais para a Amazônia e espera que isto já seja o suficiente para enganar a opinião pública e os investidores internacionais. Mas os resultados continuarão sendo medidos diariamente pelos satélites que medem o desmatamento", diz trecho da nota do Greenpeace.
Na terça-feira 11/II, Bolsonaro assinou um decreto que transferiu a coordenação do Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para o Vice-Presidente, Hamilton Mourão.

Fonte: UOL 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

População de países pobres triplicará até ano 2050


 Você está em: Notícias

População de países pobres triplicará até ano 2050

Número de pessoas cresce 77 milhões por ano

Número de pessoas cresce 77 milhões por ano

O número de pessoas vivendo no 48 países mais pobres deverá triplicar até o ano 2.050, quando a população da Terra deve chegar a 9 bilhões de pessoas.

As estimativas são da ONU.

O relatório sobre tendências populacionais da ONU prevê que nos países ricos a população deve cair.

De acordo com o estudo, até países da África pesadamente afetados pela aids devem ter aumento de população nesta metade de século.

Envelhecimento

A parcela de pessoas idosas na população geral também deve aumentar, devido ao crescimento da expectativa de vida e à redução da taxa de natalidade.

A população terrestre é hoje de cerca de 6 bilhões de pessoas.

A taxa de crescimento populacional atualmente é de cerca de 1,3% - o que resulta em um aumento de 77 milhões de pessoas ao ano.

Seis países respondem por metade do crescimento anual da população terrestre: Índia, China, Paquistão, Nigéria, Bangladesh e Indonésia.

Países ricos como Japão, Alemanha e Itália deve ter sua população diminuída nos próximos 50 anos.

Hungria, Geórgia, Ucrânia e Rússia também deve experimentar queda agudas de população.

FONTE : BBC

3 dos 5 vereadores que mais fizeram pronunciamentos em 2019 são da oposição

CMS: 3 dos 5 vereadores que mais fizeram pronunciamentos em 2019 são da oposição
Fotos: Divulgação
Os vereadores da oposição ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), compõem o “pódio” dos parlamentares que mais fizeram pronunciamentos em 2019 na Câmara Municipal. Dentre os ranqueados no top 5, os três primeiros são oposicionistas dentro da Casa, conforme levantamento obtido pelo Bahia Notícias junto à Coordenação Taquigráfica da CMS, via Lei de Acesso à Informação (LAI) (leia mais aqui). 

Para o ranking, o BN estipulou como critério apenas os vereadores que possuem mandato atualmente na Câmara. Parlamentares licenciados não fazem parte da conta. O presidente da Câmara, Geraldo Jr. (SD), também não é contabilizado.

Ranking mostra vereadores mais participativos | Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

A vencedora da lista é a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), com 211 pronunciamentos, única do ranking a ter mais de 200 discursos em plenário ou tribuna da Casa. Ao todo, ela falou durante 506,5 minutos. 

Embora tenha feito menos pronunciamentos, Marta Rodrigues (PT) foi a que mais falou em tempo corrido. “Vice-campeã” da lista, ela discursou 188 vezes durante 606,5, se forem computados todos os pronunciamentos. Logo atrás vem Marcos Mendes (PSOL). Ele se pronunciou 179 vezes, totalizando 494 minutos.

A lista, contudo, não contempla apenas vereadores oposicionistas. Líder do governo na Câmara, Paulo Magalhães Jr. (PV) foi o quarto que mais fez pronunciamentos. Ele falou durante 195,5 minutos corridos. Fechando o top 5, está outro aliado do prefeito: Edvaldo Brito (PSD), líder e único membro do bloco independente do prefeito. Ele fez 168 pronunciamentos e discursou, no total, 343 minutos.

FONTE: BAHIA NOTICIAS

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

GOVERNADOR RUI COSTA DENÚNCIA PERSEGUIÇÃO AO ESTADO DA BAHIA

VÍDEO – Rui Costa denuncia perseguição ao Nordeste no Bolsa Família: ‘Bahia teve menos inscritos que SC’







Mais de um milhão de pessoas hoje aguardam o ingresso no Bolsa Família. Ao longo de 2019, a região Nordeste foi a que menos recebeu credenciamentos do programa. Santa Catarina recebeu mais credenciamentos que a Bahia. Isso é perseguição com o povo da região mais pobre do Brasil.

82 pessoas 

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Universal terá que devolver R$ 19 mil a idosos

Cadê o milagre? Universal terá que devolver R$ 19 mil a idosos

Justiça de Mato Grosso do Sul manda indenizar casal de fiéis que vendeu o único automóvel sob influência de pastor


Igreja Universal foi condenada a devolver uma doação de R$ 19,8 mil. A decisão é da 4ª Câmara Cível do Mato Grosso do Sul. De acordo com o processo, um casal de fiel vendeu seu único automóvel por R$ 18 mil e entregou a quantia à igreja, com mais R$ 1.980,00, proveniente da aposentadoria do mês de dezembro de 2016, como doação.


Em nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, os fiéis afirmaram que o depósito realizado não ocorreu de modo espontâneo, mas sim sob forte influência de um pastor, que prometia milagres na vida dos autores, induzindo-os a erro. Para pagar a doação, o casal comprometeu o pagamento de contas de água e luz e demais itens básicos para a sobrevivência da família.
O desembargador do caso ressaltou que a venda do único automóvel e a doação da aposentadoria, diante das condições pessoais demonstradas por meio de extrato bancário, valor de benefício previdenciário, entre outros dados pessoais, são suficientes para concluir que levaram ao comprometimento da subsistência do casal.

A Igreja UniversalA igreja recorreu sob o argumento de que é vedado ao Judiciário embaraçar a liberdade de liturgia religiosa e que está amparada pelo exercício da liberdade de organização religiosa. Aponta que dízimo e oferta eclesiásticos não podem ser confundidos com doação, que o dízimo é ato metajurídico e não interessa ao mundo do direito.
A defesa também afirmou que os atos eclesiásticos são feitos por mera liberalidade. De acordo com o advogado da igreja, quem contestou a doação foi a família do casal, obrigando-o a contestar judicialmente o valor doado sob alegação de coação do pastor. Ao final, aponta que o casal não comprovou a real situação financeira e que não há provas de que a doação exauriu todo o patrimônio da família. Eles pedem a reforma da sentença de primeiro grau.




Três coronéis da FAB são denunciados por desvio de R$ 10,4 milhões

Três coronéis da FAB são denunciados por desvio de R$ 10,4 milhões

Todos teriam elaborado, analisado ou aprovado análises de medição ideologicamente falsas acerca dos serviços executados


A Procuradoria de Justiça Militar em Juiz de Fora (MG) ofereceu denúncia contra três coronéis da reserva da Aeronáutica e um engenheiro civil por rombo de R$ 10.462.455,92 - sem correção monetária - na construção da sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), transferido de Belo Horizonte para Lagoa Santa, entre novembro de 2010 e dezembro de 2011.
Foram denunciados os coronéis Marcelo Marques de Azevedo, Pedro Alcântara de Rezende Júnior e Silvio Antonio de Arruda, além do engenheiro civil Antonio Luiz Carneiro.elaborado, analisado ou aprovado análises de medição ideologicamente falsas acerca dos serviços executados.
Todos teriam 
Segundo a denúncia, as notas fiscais ideologicamente falsas, que descreviam a execução integral de serviços não plenamente realizados, eram recebidas e falsamente certificadas pelos denunciados, entre os quais o próprio presidente da Comissão de Implantação, Marcelo Marques de Azevedo. Depois, o coronel 'realizava a liquidação da respectiva nota fiscal com o pagamento indevido, mediante emissão da ordem bancária correspondente'.
Eles são enquadrados por peculato e violação do dever funcional com o fim de lucro.
A denúncia dá conta de que eles também teriam incorrido no crime previsto no artigo 92 da Lei 8.666/93, que impede o pagamento de fatura 'com preterição da ordem cronológica de sua exigibilidade'. Esta imputação, no entanto, prescreveu.
Os oficiais foram afastados das respectivas funções no início de 2012, após serem denunciadas as irregularidades na fiscalização e no pagamento à empresa contratada.
A sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) foi transferida de Belo Horizonte para Lagoa Santa. Foto: Google Maps/Reprodução
Denúncia
Uma segunda-tenente, Priscila Elma da Cruz Silva, oficial temporária da Aeronáutica, engenheira civil, foi designada para exercer a Chefia da Subcomissão de Fiscalização em Campo em dezembro de 2011.
Ela identificou as irregularidades e, após análise da técnica em edificações Eliane Garcia Santos, as informou ao engenheiro civil Antonio Luiz Carneiro.
Segundo consta das investigações, ele 'não adotou nenhuma providência e determinou que ambas não comunicassem tal fato a seus superiores' e ainda afastou Eliane.
Então afastada, Eliane representou perante o Ministério Público Federal em Belo Horizonte, em 26 de janeiro de 2012.
Esta denúncia-crime deu início a investigações perante a Procuradoria e a Polícia Federal, posteriormente transferidas para o Ministério Público Militar.
A Procuradoria Militar destaca que a Aeronáutica recebeu pagamento de seguro de R$ 10.011.670,14 pela inadimplência da empresa contratada.
No entanto, não houve reparação de dano por parte da empresa ou dos agentes administrativos responsáveis pela gestão e fiscalização do contrato em razão dos ilícitos por eles praticados.
O contrato foi rescindido em 27 de março de 2015 pois as obras executadas correspondiam a pouco mais de 50% do previsto no cronograma.
A reportagem busca contato com a defesa dos coronéis da Aeronáutica Marcelo Marques de Azevedo, Pedro Alcântara de Rezende Júnior e Silvio Antonio de Arruda e do engenheiro civil Antonio Luiz Carneiro, todos citados na denúncia. O espaço está aberto para manifestações.

Fonte: uol

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

‘Picalé’, sorvete em formato de pênis, promete ser sensação do Carnaval 2020

‘Picalé’, sorvete em formato de pênis, promete ser sensação do Carnaval 2020

06.02.2020, 13:24:00
Atualizado: 06.02.2020, 14:11:31
(Foto: Reprodução/Twitter @eitapreta2)
Além da famosa promoção de três latões de cerveja por R$ 10, parece que os foliões vão ganhar uma forma inusitada para se refrescar no Carnaval 2020. A aposta é da pernambucana Tayná Maísa, uma jovem cozinheira de 24 anos que criou a 'picalé', um picolé em formato de pênis que já conquistou a internet. Nas redes sociais, as publicações sobre a sobremesa já obteve 1000 curtidas tanto no Facebook como no Twitter, além de 700 no Instagram.
Segundo Tayná, a 'picalé' surgiu após sugestão de colegas do curso de confeitaria para uma atividade em que os alunos deveriam criar sobremesas para serem vendidas em festas como o Carnaval e o Natal. Tayná pensou em criar um doce diferente que fizesse sucesso entre os foliões.
Inicialmente, a ideia era fazer um bolo no formato de pênis que seria chamado no feminino 'bola de rola'. "Como aqui em Pernambuco a gente tem bolo de rolo, eu pensei em criar um nesse formato, mas depois vi que seria difícil vender no Carnaval. Foi aí que surgiu a ideia desse picolé em formato de pênis", contou ela.
Depois disso a jovem foi atrás da fôrma para a sobremesa e fez um teste com amigos e foi um sucesso, segundo ela. "As pessoas ficaram elogiando. Elas diziam que era uma ideia massa, uma ideia genial", falou.
Depois do sucesso nas redes sociais, Tayná contou que tem sido bastante procurada para fazer as picalés e espera ter condições de atender ao pedidos. "A demanda tem sido muito alta". A jovem espera continuar vendendo os picolés mesmo após o Carnaval, principalmente, para eventos LGBT.
Ao JC, Tayná falou que tentou fazer os doces com formato de vagina, mas o custo-benefício não seria vantajoso para ela.
"Além de ser muito grande, quando eu fosse vender o picolé de vagina a R$ 10, as pessoas não iriam querer comprar", disse. "Eu também gastaria muito material e tempo, correndo o risco de não dar certo", completou.
Ingredientes e preço
Com o slogan "Chupa que hidrata", a 'picalé' tem como ingredientes chocolate meio amargo, sorvete de vários sabores, como abacaxi e cachaça. "Eu tentei fazer de cerveja, não deu muito certo", conta. A sobremesa que será vendida nas ladeiras de Olinda e nas ruas do Recife para refrescar os foliões pode ser encomendada e custa R$ 5,00 cada.

Fonte: correio da Bahia