Fotos: Divulgação
Os vereadores da oposição ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), compõem o “pódio” dos parlamentares que mais fizeram pronunciamentos em 2019 na Câmara Municipal. Dentre os ranqueados no top 5, os três primeiros são oposicionistas dentro da Casa, conforme levantamento obtido pelo Bahia Notícias junto à Coordenação Taquigráfica da CMS, via Lei de Acesso à Informação (LAI) (leia mais aqui).
Para o ranking, o BN estipulou como critério apenas os vereadores que possuem mandato atualmente na Câmara. Parlamentares licenciados não fazem parte da conta. O presidente da Câmara, Geraldo Jr. (SD), também não é contabilizado.
Ranking mostra vereadores mais participativos | Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias
A vencedora da lista é a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), com 211 pronunciamentos, única do ranking a ter mais de 200 discursos em plenário ou tribuna da Casa. Ao todo, ela falou durante 506,5 minutos.
Embora tenha feito menos pronunciamentos, Marta Rodrigues (PT) foi a que mais falou em tempo corrido. “Vice-campeã” da lista, ela discursou 188 vezes durante 606,5, se forem computados todos os pronunciamentos. Logo atrás vem Marcos Mendes (PSOL). Ele se pronunciou 179 vezes, totalizando 494 minutos.
A lista, contudo, não contempla apenas vereadores oposicionistas. Líder do governo na Câmara, Paulo Magalhães Jr. (PV) foi o quarto que mais fez pronunciamentos. Ele falou durante 195,5 minutos corridos. Fechando o top 5, está outro aliado do prefeito: Edvaldo Brito (PSD), líder e único membro do bloco independente do prefeito. Ele fez 168 pronunciamentos e discursou, no total, 343 minutos.
FONTE: BAHIA NOTICIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário