O prefeito de Bayeux - cidade da Grande João Pessoa-, Berg Lima, do Podemos, foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (5), em ação realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), extorquindo um empresário fornecedor da prefeitura.
Para liberar o pagamento de empenhos devidos ao empresário, o prefeito teria exigido o pagamento de R$ 4 mil. O recebimento do dinheiro foi filmado e até a ligação do prefeito para uma funcionária determinando a liberação dos pagamentos dos empenhos é registrada no vídeo.
A operação foi comandada pelo promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, Octávio Paulo Neto.
Berg Lima foi levado para a Central de Polícia, em João Pessoa. Segundo o delegado Lucas Sá, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF), o prefeito preferiu ficar em silêncio durante o depoimento. Ele deve passar por uma audiência de custódia ainda nesta quarta-feira.
No vídeo é possível ouvir o fornecedor pedindo a liberação do empenho e uma "brechinha" para poder trabalhar. Diz ainda que estaria "precisando de um fôlego".
Antes de receber a propina, o prefeito pede para que o empresário coloque o dinheiro "num envelope".
O próprio empresário denunciou a extorsão ao Ministério Público que montou a operação para prender o prefeito em flagrante. O dinheiro do pagamento foi escaneado. Assista o vídeo do flagrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário