segunda-feira, 22 de abril de 2024

JOSÉ DIRCEU ROTULA GOVERNO LULA COMO DE CENTRO DIREITA

 

         José Dirceu ainda afirmou que o Governo Lula não é de esquerda  



Ex-ministro rotula Governo Lula como "de centro-direita"; confira

Durante um evento com empresários em São Paulo, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, fez alguns comentários sobre o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo ele, o presidente montou um "governo de centro-direita" e atribuiu a polarização política a Jair Bolsonaro (PL).

A afirmação do ministro aconteceu durante o "Seminário Brasil Hoje - Diálogos para pensar o país de agora", que foi realizado em São Paulo, pela Esfera Brasil.

"Lula montou um governo que não é de centro-esquerda, é um governo de centro-direita. Eu falo isso e todo mundo fica indignado dentro do PT. Essa é a exigência do momento histórico e político que nós vivemos", disse Dirceu. 

Ainda de acordo com o ex-ministro, o Brasil está "radicalizado e polarizado" por conta do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Por que o Brasil está radicalizado e polarizado? Por causa do discurso que foi feito ontem [domingo] no Rio de Janeiro, que é um fundamentalismo religioso com ataque à democracia. E ainda chamando o apoio da direita internacional e da direita norte-americana. Não só o ex-presidente Donald Trump, como o Elon Musk", afirmou.

FONTE: BOCÃO NEWS 

PESQUISA ATLAS INTEL DO ATARDE APONTA EMBATE TECNICO ENTRE ZÉ RONALDO E ZÉ NETO

 


Pré-candidatos em Feira de Santana analisam pesquisa eleitoral

No levantamento José Ronaldo aparece com 39,3%, seguido do deputado federal Zé Neto com 36,5%, uma diferença de 2,8 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

Na corrida pela prefeitura de Feira de Santana, os pré-candidatos estão atentos aos resultados das pesquisas de opinião. Após a divulgação da última pesquisa Pessoa Atlas Intel/A Tarde, os postulantes comentaram sobre suas posições e estratégias.

No levantamento José Ronaldo aparece com 39,3%, seguido do deputado federal Zé Neto com 36,5%, uma diferença de 2,8 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

Na sequência aparecem o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) com 10,3% e o deputado federal Capitão Alden (PL) com 5,1%. Alden anunciou na última quinta-feira, 18, a renúncia à sua candidatura e declarou apoio a José Ronaldo. O deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos) registrou 0,1%, brancos e nulos somaram 4,6% e outros 4,1% disseram não saber em quem votar.

Em um eventual 2º turno, José Ronaldo levaria vantagem sobre Zé Neto, com 46,6% dos votos contra 40,8% do petista, mas ainda no limite da margem de erro, de três pontos percentuais.

O ex-prefeito da cidade, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), em sua declaração, destacou a frequência das pesquisas nos últimos meses, ressaltando sua liderança nas sondagens recentes. Ele enfatizou sua abordagem tradicional de análise interna, buscando uma média entre diversas pesquisas para embasar suas estratégias.

Por sua vez, o deputado federal Zé Neto (PT) reconheceu a importância do momento eleitoral e a necessidade de levar uma mensagem relevante à população. Destacou a recente oficialização de sua candidatura e a importância de ouvir e dialogar com a cidade para elaborar propostas que atendam às demandas locais.

Já o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) ressaltou a volatilidade das pesquisas e a proximidade das eleições como fatores determinantes. Expressou confiança no crescimento de sua candidatura, refletindo o desejo da cidade por mudança e superação da polarização política.


FONTE: DE OLHO NA CIDADE

domingo, 21 de abril de 2024

LUIZ CAETANO DO PT LIDERA PESQUISA EM CAMAÇARI REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

  LUIZ CAETANO PT PODERÁ RETORNAR A PREEITURA DE CAMAÇARI EM 2025


 A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, superou a marca de 200 mil eleitores e já pode ter segundo turno. No entanto, a polarização no município deve levar os eleitores a escolher entre dois projetos já na primeira votação.

Os camaçarienses irão decidir entre a continuidade do projeto iniciado há 8 anos e o retorno de um prefeito que já governou a cidade em três mandatos. E a julgar pelos números da primeira pesquisa AtlasIntel/A TARDE realizada na cidade, não há como cravar o vencedor.

No primeiro cenário pesquisado, Luiz Caetano (PT) lidera com 50,3% das intenções de voto contra 43,8% do presidente da Câmara de Camaçari, o vereador Flávio Matos (União Brasil). Oswaldinho Marcolino (MDB) tem 1,7% e 1,8% preferem outro candidato. Brancos e nulos somam 2,3% e apenas 0,2% não souberam opinar.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa AtlasIntel/A TARDE: disputa acirrada em Camaçari

A diferença entre Caetano e Flávio, de 6,5 pontos percentuais, fica dentro da margem de erro e configura empate técnico. Quando computados apenas os votos válidos, Caetano surge com 52% ante 45% do opositor, ainda no limite para determinar o novo chefe do executivo local, o que obrigaria os eleitores a escolherem novamente entre os dois candidatos, considerada a margem de erro que é de 4 p.p para mais ou para menos.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa AtlasIntel/A TARDE: disputa acirrada em Camaçari

Em um segundo cenário, sem Oswaldinho Marcolino, Caetano se mantém com 50,5% e Flávio com 44%, com oscilação positiva de 0,2 pontos para ambos. Brancos e nulos somam 2,8% e indecisos 2,7%. Quando observados os votos válidos, vantagem para Caetano, 53% a 47%, ainda assim na margem de erro.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa AtlasIntel/A TARDE: disputa acirrada em Camaçari

Recortes

Essa oposição entre Flávio Matos, apoiado pelo atual prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil) e o antigo mandatário, que deixou a Secretaria Estadual de Relações Institucionais na última sexta-feira, tem um forte componente de rejeição.

É o que explica o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel. Para ele, o maior percentual de intenções de voto de Caetano tem a mesma origem da sua rejeição, que se traduz no número de eleitores que manifestam preferência por Flávio Matos.

“Tendo sido já prefeito, existe uma familiaridade com a figura do Caetano como candidato”, avalia Roman, com base nos dados de aprovação da imagem do ex-prefeito (50%) e na sua desaprovação (44%). “A intenção de voto de Flávio Matos é totalmente decorrente da avaliação negativa de Caetano, ele agrega votos principalmente como alternativa ao retorno de Caetano”, conclui o cientista político.

Flávio Matos lidera as intenções de voto entre os evangélicos (67,4%), os mais jovens (65,2%) e os eleitores de 35 a 44 anos (66,4%), mostrando boa performance entre eleitores que ainda não votavam quando Caetano deixou a Prefeitura, em 2012, e também entre aqueles que tiveram oportunidade de comparar a gestão do ex-prefeito com a atual.

Imprevisibilidade

O candidato do União Brasil ainda tem a preferência de 55% dos homens e 81,2% dos eleitores consultados com renda de R$ 2 mil a R$ 3 mil. O bom desempenho entre os jovens e o relativo desconhecimento do nome de Flávio Matos, que disputa sua primeira eleição majoritária, mantêm a imprevisibilidade da disputa.

“A expectativa pode ser de aumento (nas intenções de voto) à medida que (Flávio) se torne mais conhecido, desde que ele seja acolhido pela população”, especula Andrei Roman, destacando a boa desenvoltura do pré-candidato nas redes sociais.

Sheila Lemos lidera pesquisa eleitoral para Prefeitura de Vitória da Conquista

 


Sheila Lemos lidera pesquisa eleitoral para Prefeitura de Vitória da Conquista

Lúcia Rocha aparece em segundo lugar, seguida por Waldenor Pereira e Coronel Ivanildo.

Resultado da primeira pesquisa eleitoral registrada no TSE referente às Eleições Municipais de 2024 em Vitória da Conquista, trazendo dados sobre a preferência dos eleitores em relação aos candidatos à Prefeitura do município.

A pesquisa foi contratada pelo grupo S2R Comunicação LTDA / Bahia Notícias e foi registrada no TSE sob o número de identificação BA-03140/2024. A empresa responsável pela realização da pesquisa é a Seculus Consultoria e Assessoria LTDA.

De acordo com as informações contidas no registro, 783 pessoas foram entrevistadas no período entre 26 e 28 de março de 2024, dentro do município de Vitória da Conquista, e tem por objetivo “esclarecer a tendência como relação à opinião eleitoral” dos candidatos à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Quais são os possíveis candidatos que irão concorrer às eleições de Vitória da Conquista em 2024?

Entre os possíveis candidatos apontados pela pesquisa estão os nomes de Coronel IvanildoLúcia RochaSheila Lemos e Waldenor Pereira.

Qual pré-candidato é favorito para ganhar as eleições de Vitória da Conquista em 2024?

Segundo o levantamento, a atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, do partido União Brasil, é vista como favorita para uma possível reeleição nas eleições de outubro, com uma aprovação de 52,36%. A pesquisa também indicou que 38,31% dos entrevistados desaprovam a gestão da prefeita, enquanto 9,32% não souberam ou não opinaram.

Em uma análise de intenção de voto espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, a prefeita Sheila Lemos lidera com 25,80% das respostas. Em seguida, a vereadora Lúcia Rocha, do MDB, tem 14,30%, seguida pelo deputado estadual Waldenor Pereira, do PT, com 12,01%. Outros nomes mencionados foram Coronel Ivanildo, Waldemar, Zé Raimundo, Marcos Adriano e Guilherme, com percentuais menores. Além disso, 13,54% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum candidato e 31,29% não deram opinião.

Já em um cenário estimulado, com a apresentação dos nomes dos candidatos, Sheila Lemos amplia sua vantagem, obtendo 36,27% das intenções de voto. Lúcia Rocha aparece com 24,01%, seguida por Waldenor Pereira com 20,69% e Coronel Ivanildo com 5,62%. Além disso, 8,56% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato e 4,85% não opinaram.

Como a gestão da atual prefeita Sheila Lemos foi avaliada pelos entrevistados?

Quando questionados sobre a avaliação do mandato de Sheila Lemos, 12,26% o classificaram como “ótimo” e 26,82% como “bom”. Por outro lado, 31,93% responderam “regular”12,26% consideraram “ruim” e 12,77% definiram como “péssimo”. Cerca de 3,96% dos entrevistados não deram resposta.

margem de erro dos resultados é de 3,5% para mais ou para menos, com intervalo de 95% de confiança.

FONTE: JORNAL CONQUISTA


sexta-feira, 19 de abril de 2024

Audiência de custódia solta 40% dos criminosos

 

Audiência de custódia solta 40% dos criminosos

Uma grande parte dos criminosos que a polícia consegue ppr na cadeia acaba nas ruas logo na audiência de custódia: cerca de 40% da bandidagem. Neste ano, 39.729 presos dormiram



tranquilamente em casa horas após o cometimento do crime que resultou na breve passagem pelo sistema prisional. A legislação, por imposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2-15, obriga “apresentação de toda pessoa presa à autoridade judicial no prazo de 24 horas”. Até agora, em 2024, 65.119 tiveram prisão preventiva decretada. Outros 389 curtiram prisão domiciliar. Supostamente, porque não há controle.

Bandidagem celebra

A audiência de custódia é invenção do ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), então presidente do CNJ, que “legislou” sobre o assunto. (Cláudio Humberto)

FONTE: JAIR ONOFRE

domingo, 14 de abril de 2024

LDO DE FEIRA DE SANTANA 2024: SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO TEM 55,45% DO INVESTIMENTO TOTAL

 

PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA IRÁ GASTAR 2 BILHÕES E 200 MILHÕES EM 2024.



2 BILHÕES E DUZENTOS MILHÕES REAIS É O QUE A PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA IRÁ REPASSAR EM 2024 PARA A MANUTENÇÃO DA CIDADE, CONFIRA 










AÇÃO DO MDB E PSB FAZ TRE MULTAR GUILHERME BOULOS EM 53 MIL REAIS

 

Boulos é multado em R$53 mil por divulgação irregular de pesquisa eleitoral

AÇÃO DO MDB E PSB FAZ TRE MULTAR GUILHERME BOULOS EM 53 MIL REAIS


Pré-candidato divulgou dados misturados de pesquisas formando uma “pesquisa frankenstein”

O juiz da 1ª Zona Eleitoral - Bela Vista, Antônio Maria Patiño Zor, julgou representações eleitorais propostas pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) e condenou Guilherme Castro Boulos ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205 pela divulgação de forma irregular de dados de pesquisa registrada, determinando, ainda, a manutenção da exclusão de postagens feitas nas redes sociais Instagram e Facebook, sob pena de multa diária de R$ 10.000.

Segundo a decisão, foram utilizados dados que isoladamente são verdadeiros e retirados de uma pesquisa previamente cadastrada, no entanto, a divulgação dos resultados foi feita de forma irregular, com resultados “fundidos formando uma pesquisa estimulada ‘frankenstein’, bem como a ausência de indicação do requisito formal de nível de confiança”, destacou o juiz.

Ainda segundo o magistrado, o resultado divulgado não apresentava correspondência com nenhum dos cenários de pesquisa espontânea ou estimulada, resultado de um recorte entre a primeira e segunda pesquisa estimulada, além de não citar os demais candidatos mencionados nas pesquisas estimuladas. Diante disso, ele considerou caracterizada divulgação de pesquisa eleitoral sem registro prévio, o que viola os arts. 33, § 3°, da Lei 9.504/97 e 17 da Resolução TSE n° 23.600/19.

Além da irregularidade, a pesquisa deixou de indicar o requisito formal de nível de confiança, previsto nos art. 33, “caput”, e inciso IV, da Lei 9.504/97 e 10, “caput”, e inciso III, da Resolução TSE 23.600/19.

Cabe recurso da decisão.



Processos 0600010-20.2024.6.26.0002 e 0600020-67.2024.6.26.0001

imprensa@tre-sp.jus.br

ELEIÇÕES 2024: EM FEIRA DE SANTANA SÓ 6 VEREADORES NÃO MUDARAM DE PARTIDO

 Política

Confira lista de vereadores que mudaram de partido em Feira de Santana



O prazo para troca de legenda foi até esta sexta-feira, dia 5 de abril.

A janela partidária está finalizando e o prazo para a troca de legenda para quem pretende concorrer a um cargo nas eleições municipais de outubro foi até esta sexta-feira, dia 5 de abril.

Progressistas (PP) assume protagonismo:

O presidente do Partido Progressista (PP) em Feira de Santana, o empresário Yuri Guimarães, revelou ao programa Acorda Cidade que o partido está recebendo várias adesões. Atualmente, o PP conta com sete vereadores de mandato, que migraram de outras legendas:

1 – Vereador Emerson Minho que estava no Partido Democracia Cristã

2 – Vereadora Eremita Mota (presidente da Câmara Municipal) que estava no PSDB

3 – Vereador Luiz da Feira que estava no Avante

4 – Vereador Paulão do Caldeirão que estava Partido Social Cristão (PSC)

5 – Vereador Pastor Valdemir Santos estava no Partido Verde

6 – Vereador Pedro Cícero que estava no Partido Cidadania

7 – Vereador Ron do Povo que estava no MDB

“São 7 vereadores, mas as conversas continuam e até amanhã com certeza teremos mais novidades boas. Isso são nomes já de mandato, mas temos bons nomes também, que irão disputar o pleito, como o delegado Mauro Moraes, que é um nome novo; o professor Abílio Barroso, e estamos construindo nomes novos também. 

Além das idas para o Partido Progressista, confira abaixo a mudança dos outros vereadores eleitos em 2020 para a legislatura 2021-2024 na Câmara Municipal de Feira de Santana:

  • Vereador Galeguinho que estava no PSB migrou para o União Brasil
  • Vereador José Carneiro que estava no MDB migrou para o União Brasil
  • Vereador Jurandyr Carvalho que estava no PL migrou para o PSDB
  • Vereador Pedro Américo que estava no União Brasil migrou para o PSDB
  • Vereador Correia Zezito – Patriota migrou para o PL
  • Vereador Edvaldo Lima MDB migrou para o União Brasil
  • Vereadora Lu de Ronny – MDB migrou para o PV
  • NÃO MUDARAM DE PARTIDOS
  • Vereador Fernando Torres – PSD
  • Vereador Ivamberg Lima – PT
  • Vereador Jhonatas Monteiro – PSOL
  • Vereador Petrônio – Republicanos
  • Vereador Silvio Dias – PT
  • Vereador Zé Curuca – União Brasil

domingo, 7 de abril de 2024

IGOR KANNÁRIO TROCA UNIÃO BRASIL POR PSB

 

Após farpas com Bruno Reis no Carnaval, Kannário se junta ao grupo governista com filiação ao PSB

A reta final da janela partidária movimentou a capital baiana. O período em que os políticos aproveitam para realizar trocas de partidos ganhou um novo capítulo com a filiação do cantor e ex-deputado federal Igor Kannário ao PSB, conforme informações obtidas pelo BN desde a última sexta (5), se confirmando neste domingo (7). A sigla é uma das aliadas ao governo do petista Jerônimo Rodrigues na Bahia.

 

O movimento ocorre dois meses após a realização do Carnaval de Salvador, onde uma troca de farpas pública foi registrada entre o pagodeiro e o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União). Vale lembrar que Kannário já foi filiado ao Democratas (e depois União Brasil), partido que tem o gestor municipal como vice-presidente nacional.

 

Os petardos desferidos pelo cantor durante a folia momesca repercutiram no campo político e o Bahia Notícias chegou a revelar que Kannário teve o nome ventilado para integrar a gestão estadual. À época, foi publicado que após as "espetadas" de Kannário à gestão da capital, alguns aliados do governador teriam sugerido uma "aproximação" do grupo ao ex-deputado federal.

 

Naquele momento, no entanto, Jerônimo teria sido enfático ao negar o movimento, em razão do "passado de críticas" feitas pelo pagodeiro. Uma das justificativas para o veto seria as questões com a Polícia Militar, e ele foi avaliado como "incontrolável".

 

O passado do cantor também ajudava a entender o "afastamento" do governo, já que, em 2020, o deputado federal à época, durante sua passagem pelo corredor de camarotes das televisões, no Campo Grande, declarou: “Se acontecer alguma coisa comigo, quem mandou me matar foi alguém da Polícia Militar”. Ele teria dito isto após uma briga debaixo do trio elétrico. A PM-BA informou que repudiava "as provocações e agressões feitas à tropa" por Kannário.

 

Em 2022, Kannário disputou a eleição, recebeu 20.514 votos e não conseguiu se reeleger para o cargo de deputado federal pelo União Brasil. Ele já foi ligado ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), e já havia trocado de partido, já que em 2018 foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo PHS, incorporado ao Podemos, com uma votação de 54.858 votos.

 

Já em agosto de 2023, Kannário revelou ao Bahia Notícias que não disputaria uma vaga na Câmara de Salvador e disse que está "mais feliz" sem a política. Apesar disso, decidiu se filiar ao PSB neste ano.



FONTE: BAHIA NOTICIAS

sábado, 6 de abril de 2024

GAÚCHOS GOVERNARAM O BRASIL 32 ANOS E MEIO CONTRA 2 ANOS E 7 MESES DE BAIANOS.

 SÓ 14 DOS 27 ESTADOS JÁ TIVERAM UM PRESIDENTE DO BRASIL ELEITO.

GAÚCHOS GOVERNARAM O BRASIL 32 ANOS E MEIO CONTRA 2 ANOS E 7 MESES DE BAIANOS.

Estados de nascimento dos presidentes brasileiros
Manuel Vitorino foi o único baiano, de nascimento e "alma", a ocupar a Presidência da República. Itamar Franco, apesar de nascido em Salvador, se considera mineiro de "coração".

Minas Gerais foi o estado que fez mais presidentes, se considerado o estado de nascimento. Nos 120 anos de república no Brasil, os gaúchos foram os que governaram o Brasil por mais tempo, devido em grande parte, ao extenso período de 18 anos no qual Getúlio Vargas esteve no poder.
Tempo de governo por estado de nascimento:
  • Gaúchos: 36 anos e meio
  • Fluminenses: 22 anos e meio
  • Mineiros: 22 anos
  • Paulistas: 18 anos, menos 7 meses em que Prudente licenciou-se, e Manuel Vitorino governou.
  • Pernambucanos: 9 anos
  • Mato-grossenses: 5 anos
  • Maranhenses: 5 anos
  • Alagoanos: 5 anos
  • Cearenses: 4 anos
  • Paraibanos: 3 anos e meio
  • Baianos: 2 anos e 7 meses (interino)
  • Potiguares: 1 ano e 2 meses
  • Sul-mato-grossenses: 7 meses
  • Catarinenses: 3 meses
Distrito FederalParanáSergipePiauíGoiásEspírito Santo e a Região Norte do Brasil nunca elegeram presidentes do Brasil. O presidente Itamar Franco, embora tenha nascido em Minas Gerais e seja proveniente de família de Juiz de Fora, foi registrado em Salvador na Bahia, motivo pelo qual consta como baiano.