domingo, 25 de outubro de 2020

PESQUISA IBOPE EM ALGUMAS CAPITAIS DO BRASIL

 



Edmilson Rodrigues permanece na liderança da disputa pela Prefeitura de Belém

A pedido da TV Liberal, o IBOPE Inteligência realizou nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Belém, entre os dias 21 e 23 de outubro. O estudo aponta que Edmilson Rodrigues, do PSOL, se mantém na liderança com 38% das menções (tinha 39% na rodada anterior). Em outro patamar, Priante (MDB) passa a ser citado por 15% do eleitorado (eram 10%). Thiago Araujo (CIDADANIA) vai de 4% para 8%, Delegado Federal Eguchi (PATRIOTA) varia de 5% para 7%, mesmo percentual que tem agora Vavá Martins, do Republicanos, que tinha 4% anteriormente. Já Cassio Andrade (PSB) permanece com 4% das respostas. Os demais candidatos: Gustavo Sefer (PSD); Mario Couto (PRTB); Dr Jeronimo (PMB); Cleber Rabelo (PSTU); Guilherme Lessa (PTC) e Jair Lopes (PCO) obtêm até 4% das menções, cada um, tendo oscilado dentro da margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais (p.p.). Ademais, os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam agora 10% (eram 16%) e aqueles que não sabem ou preferem não responder são 5% (mesmo percentual registrado no início deste mês). Nesta pergunta um disco com o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados.



Em São Luís, Eduardo Braide aparece em primeiro lugar com 25 pontos percentuais de vantagem

Levantamento feito pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Mirante na capital maranhense, mostra o deputado federal Eduardo Braide (PODE) à frente com 44% das intenções de voto e 25 pontos percentuais (p.p.) de vantagem sobre o candidato seguinte. Duarte, do REPUBLICANOS, aparece em outro patamar com 19% das menções e Neto Evangelista, do DEM, com 14% (ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro). Já Rubens Junior (PC do B) tem 6% das citações. Os demais candidatos (Bira, do PSB; Hertz Dias, do PSTU; Jeisael, da REDE; Professor Franklin, do PSOL; Silvio Antonio, do PRTB; e Yglésio Moyses, do PROS) registram no máximo 3% das intenções de voto, cada. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto totalizam 5% e os que não sabem ou optam por não responder somam 4%.

Disputa pela Prefeitura de Maceió continua acirrada

Entre os dias 21 e 22 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou a segunda pesquisa de intenção de voto para TV Gazeta de Alagoas. A disputa permanece acirrada entre o ex-procurador-geral de justiça Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e o deputado federal JHC (PSB) que agora aparecem numericamente empatados com 24% das intenções de voto, cada um. Os dois candidatos oscilam negativamente nesta rodada, 2 e 1 pontos percentuais (p.p), respectivamente. O candidato Davi Davino Filho (PP), que tinha 5% na pesquisa anterior, cresce 10 p.p e obtém agora 15%. Cícero Almeida (DC) varia negativamente 4 p.p apresentando neste estudo 6% das menções. Os demais candidatos são citados por 3% ou menos do eleitorado, cada, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 10% e os que não sabem ou optam por não responder somam 11%, representavam 14% e 8% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior.



Em João Pessoa, disputa pela Prefeitura tem Cícero Lucena numericamente à frente, mas empatado com Nilvan Ferreira na primeira posição

A segunda pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com TV Cabo Branco sobre as intenções de voto para a Prefeitura de João Pessoa traz Cicero Lucena (PP) numericamente à frente com 21% das menções, mas tecnicamente empatado com Nilvan Ferreira (MDB) que tem 15% (antes tinham 18% e 15%, respectivamente). Considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais (p.p)., não é possível afirmar quem ocupa a segunda posição, visto que Ricardo Coutinho (PSB) e Wallber Virgolino (Patriota) seguem empatados com o emedebista, apresentando agora 10% de menções cada (na rodada anterior tinham 12% e 10% das respostas, respectivamente) e também empatados com eles estão, Ruy Carneiro (PSDB) que tinha 7% das menções e agora tem 9% e Edilma Freire (PV), citada anteriormente por 5% do eleitorado e agora por 9%. Os demais candidatos oscilam dentro da margem de erro e têm até 3% das citações. Nesta rodada, os nomes dos candidatos Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (Rede) e Rafael Freire (UP) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém, não foram citados. Na primeira pesquisa, Pablo Honorato Nascimento era candidato pelo PSOL, e agora Ítalo Guedes passou a ser o candidato pelo partido. Eleitores que intentam votar em branco ou anular seu voto somam 13% (eram 20%) e os indecisos são 7% (eram 8%). A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de outubro.

- Neste estudo, Cícero Lucena passa a se destacar entre eleitores menos escolarizados (28%). As menções ao candidato passam de 14% para 25% entre aqueles de 45 a 54 anos e de 9% para 19% entre os que têm outra religião que não a católica ou evangélica.

- Já Nilvan se destaca entre eleitores com idade entre 25 e 34 anos, segmento em que cresce 10 p.p., chegando a 23% das respostas.

- As intenções de voto em Wallber Virgolino seguem mais expressivas entre aqueles que têm renda familiar superior a 5 salários mínimos (vai de 21% para 26%), porém passam de 17% para 10% entre eleitores que têm de 25 e 34 anos. Ademais, passa a se destacar entre os evangélicos (16% agora contra 9% na rodada anterior).

- Edilma Freire, por sua vez, tem menções mais acentuadas entre aqueles que avaliam positivamente a gestão de Luciano Cartaxo (18%). As citações à candidata avançam 9 p.p. entre eleitores com ensino médio, atingindo agora 13%.



Em Palmas, Cinthia Ribeiro amplia vantagem e se isola na liderança da disputa pela prefeitura

  • Nova pesquisa do IBOPE Inteligência sobre a intenção de voto para a Prefeitura de Palmas (realizada a pedido da TV Centro Norte) aponta avanço de 8 pontos percentuais da atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que agora tem 36% das intenções de voto e se distancia dos adversários com uma vantagem de 24 pontos percentuais. O candidato Professor Júnior Geo (PROS) se mantém com 12% das menções, Eli Borges (SOLIDARIEDADE) passa de 7% para 8%, Tiago Amastha Andrino (PSB) segue com 7% e Vanda Monteiro (PSL) vai de 8% para 7%. Marcelo Lelis (PV) que aparecia com 8% na primeira pesquisa, agora tem 5% das intenções de voto. Os demais candidatos aparecem com até 3% das citações, cada. São 11% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 6% não sabem ou preferem não responder. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

    - Cinthia Ribeiro registra variação positiva de intenções de voto em todos os segmentos analisados, com destaque para o crescimento registrado entre eleitores que cursaram até o ensino Fundamental (de 23% para 41%); na faixa de renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (de 26% para 41%) e entre eleitores com 55 anos ou mais de idade (de 28% para 41%) e entre os homens (de 26% para 36%). Nesta rodada, 68% dos eleitores que avaliam positivamente a gestão da prefeita pretendem votar pela sua reeleição (eram 56% na rodada anterior).

    - As intenções de voto dos demais candidatos não apresentam variações significativas entre as pesquisas realizadas.



Candidato à reeleição, Edvaldo segue à frente na disputa pela Prefeitura de Aracaju

  • Na segunda pesquisa IBOPE Inteligência sobre a eleição municipal, realizada entre 20 e 21 de outubro, a pedido da TV Sergipe, as intenções de voto dos candidatos permanecem no mesmo patamar. O atual prefeito Edvaldo (PDT) segue à frente na disputa, com 34% das menções – 2 pontos percentuais (p.p.) a mais do que o aferido na pesquisa realizada há 2 semanas. Em segundo lugar está Delegada Danielle (Cidadania) que tem suas intenções de voto oscilando negativamente - de 21% para 19%. Já em outro patamar, Rodrigo Valadares (PTB) vai de 6% para 10%, Márcio Macedo (PT) passa de 5% para 6% e Georlize (DEM) de 3% para 4%. Os demais candidatos são citados por 2% ou menos do eleitorado, cada, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa (4 p.p.). Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 15% e os que não sabem ou optam por não responder somam 6%, representavam 18% e os mesmos 6% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior. 

    - Em relação à pesquisa anterior, o candidato Edvaldo cresce 13 p.p. entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (vai de 20% para 33%), 10 p.p. entre os entrevistados de 35 a 44 anos (vai de 30% para 40%) e 9 p.p. entre aqueles com ensino médio (vai de 26 para 35%). Por outro lado, o atual prefeito diminui suas intenções em 10 p.p. entre aqueles de outras religiões que não a católica ou a evangélica, (passando de 34% para 24%) e 9 p.p. no eleitorado de 25 a 34 anos (passando de 35% para 26%). Além disso, o candidato se destaca entre os entrevistados que consideram a sua atual gestão positiva (ótima/boa), estrato onde atinge 65% das intenções de voto.

    - Já a Delegada Danielle tem suas intenções de voto mais expressivas entre aqueles que consideram a atual gestão municipal ruim ou péssima e entre os com renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos, alcançando 34% e 27% das citações em cada um destes segmentos. Em comparação à pesquisa realizada no início do mês, a candidata cai 18 p.p. entre os eleitores com renda média familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos (passando de 27% a 9%) e 10 p.p. entre os entrevistados de 35 a 44 anos (passando de 22% para 12%).



Em Curitiba, Rafael Greca, candidato à reeleição, mantém vantagem e segue isolado na liderança da disputa pelo cargo de prefeito

    • Nova pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para prefeito em Curitiba mostra que o atual prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), segue na liderança com 46% das menções (tinha 47% na rodada anterior). Em outro patamar, Fernando Francischini (PSL) e Goura (PDT) são citados por 8% do eleitorado cada (antes tinham 6% e 5%, respectivamente), enquanto Christiane Yared (PL) que tinha 3%, agora tem 5% das menções. Os demais candidatos atingem até 3% das intenções de voto, apresentando oscilações dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais. Neste momento, o percentual de eleitores que têm intenção de votar em branco ou anular seu voto varia de 15% para 11%, ao passo que os indecisos somam 8% (eram 10% no levantamento anterior). Um disco com o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados nesta pergunta, porém Eloy Casagrande não foi citado. A pesquisa foi realizada em parceria com a RPC TV, entre os dias 20 e 22 de outubro.  

    - Greca segue se destacando entre aqueles que avaliam positivamente sua administração com 65% de menções (tinha 69% antes). O atual prefeito é mais citado entre os católicos (53%). Entre eleitores com 55 anos ou mais tinha 57% e agora tem 52%. Além disso, vai de 39% para 47% entre quem tem de 45 a 54 anos. Em contrapartida, sua menor proporção de respostas segue sendo entre aqueles que têm outra religião que não a católica ou evangélica (tem 36%, contra 32% da rodada passada).

    - Goura segue com intenções de voto mais acentuadas entre os que avaliam negativamente a gestão de Rafael Greca, visto que aparece com 18% nesta pesquisa (tinha 14% anteriormente). Ademais, cresce 8 p.p. entre os eleitores de 16 a 24 anos, indo de 3% para 11%.



Disputa pela Prefeitura de Goiânia segue com Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso empatados na primeira posição


  • A segunda pesquisa IBOPE Inteligência sobre a eleição municipal, realizada entre 19 e 21 de outubro, a pedido da TV Anhanguera, mostra Maguito Vilela (MDB) numericamente à frente, mas ainda tecnicamente empatado com Vanderlan Cardoso (PSD), considerando a margem de erro da pesquisa de 4 pontos percentuais (p.p). Em relação ao levantamento anterior, o emedebista passa de 20% para 28%, enquanto o candidato pelo PSD, vai de 21% para 27%. Já em outro patamar, Delegada Adriana Accorsi (PT) e o candidato Elias Vaz (PSB) mantêm-se com 11% e 5% de citações, respectivamente. Os demais candidatos obtêm até 4% das respostas, apresentando oscilações dentro margem de erro da pesquisa. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 9% e os que não sabem ou optam por não responder somam 7%, representavam 13% e 9% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior.  Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados.

    - Maguito Vilela cresce 18 pontos percentuais (p.p.) entre os jovens (passando de 10% para 28%), 16 p.p. entre quem tem renda média familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos (passando de 12% para 28%), 15 p.p. entre quem tem mais de 2 a 5 salários mínimos (indo de 19% para 34%) e 14 p.p. entre quem tem o ensino médio (de 18% para 32% hoje). Além disso, o candidato cresce entre as mulheres, indo de 18% para 30% no atual estudo (aumento de 12 p.p.).

    - As intenções de voto em Vanderlan Cardoso crescem entre quem tem de 45 a 54 anos (de 22% para 36%), entre quem tem o ensino fundamental (de 19% para 34%), entre os que se declaram brancos (vai de 15 para 25%) e de 19% para 29% ente os católicos (10 pp). Além disso cresce de 21 para 32% (11p.p.) entre os que avaliam como regular a atual administração municipal.

    - Em relação à pesquisa anterior, as menções à Delegada Adriana Accorsi diminuem entre os que têm ensino fundamental, passando de 16% para 6% das citações agora.




Em Recife, João Campos abre vantagem e assume a liderança na disputa pela prefeitura

De acordo com o segundo levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 13 e 15 de outubro, a pedido do Jornal do Commercio e da TV Globo, João Campos (PSB) cresce 10 pontos percentuais (p.p.) e assume a liderança da disputa pela Prefeitura de Recife, com 33% das intenções de voto. No estudo anterior o pessebista encontrava-se empatado tecnicamente com Mendonça Filho, do DEM, visto que apareciam com 23% e 19% das menções, respectivamente. Nesta rodada, o democrata é citado por 18% dos eleitores e, considerando a margem de erro da pesquisa atual que é de 3 (p.p.), ocupa a segunda posição junto com Marilia Arraes (PT) que permanece com 14% das respostas e Delegada Patricia (PODE), que varia de 11%, para 13%. Em outro patamar, Claudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB) seguem sendo citados por 1% do eleitorado, enquanto Carlos (PSL) atinge agora 1% das menções (tinha 0% no levantamento anterior). Charbel (NOVO) e Thiago Santos (UP) novamente são mencionados, mas não atingem 1%, Victor Assis (PCO) não foi citado neste levantamento. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14%, ao passo que 3% não sabem ou preferem não responder (eram 22% e 7%, respectivamente na pesquisa anterior). Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

Se considerarmos que a intenção de voto em João Campos é menor que a soma das menções aos demais candidatos, caso a eleições fosse hoje, ela seria definida no segundo turno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário