terça-feira, 27 de outubro de 2020

Psol Baiano apresenta 35 candidatos a prefeito

ELEITORES DE 35 CIDADES PODEM VOTAR 50 E ELEGER O PRIMEIRO PREFEITO DO PSOL NO ESTADO DA BAHIA::


SIMÕES FILHO 50 RAQUEL SANTOS DE JESUS

CAETITÉ 50 WANDERSON PIMENTA SOUZA

CAMAÇARI 50 SÓCRATES MAGNO TORRES

CASTRO ALVES 50 ISABEL CRISTINA ALVES DA CRUZ

CÍCERO DANTAS 50 GIVONALDO EVANGELISTA SANTOS

CORRENTINA 50 IREMAR BARBOSA DE ARAUJO

CRUZ DAS ALMAS 50 LUCIANO BORBA DOS SANTOS

DIAS D'ÁVILA 50 JOSÉ WELITO MENDES DOS SANTOS

ENTRE RIOS 50 DAMIAO DOS SANTOS

FEIRA DE SANTANA 50 MARCELA PREST

GOVERNADOR MANGABEIRA 50 ANTONIO PIMENTEL PEREIRA

IAÇU 50 JOSE EDUARDO SANTOS NASCIMENTO

ILHÉUS 50 BERNADETE SOUZA FERREIRA

IPIAÚ 50 LILIANE DOS SANTOS FERREIRA

ITABUNA 50 JOSÉ ADEMAQUES DOS SANTOS

ITAMARAJU 50 ARMANDO AZEVEDO BRITO

ITUAÇU 50 CELIO DA COSTA BRITO FILHO

JEQUIÉ 50 JOSÉ CARLOS BASTOS PEREIRA

JUAZEIRO 50 BRENO RAINAN BRAGA DA SILVA

MACARANI 50 RUBENS SILVA SOUSA

MACAÚBAS 50 ELISMAR CONCEIÇÃO OLIVEIRA

MARAGOGIPE 50 EDNILSON NEVES DE OLIVEIRA

NAZARÉ 50 HIPÓLITO DE BRITO

PLANALTO 50 JOAQUIM AZEVEDO NETO

POÇÕES 50 ÂNGELA DAS GRAÇAS OLIVEIRA SANTOS

POJUCA 50 ANTÔNIO DE CARVALHO XAVIER

PORTO SEGURO 50 FRANCISCO EDUARDO TORRES CANCELA

RIBEIRA DO AMPARO 50 DOMINGOS RIBEIRO DE SANTANA

SALVADOR 50 HILTON BARROS COELHO

SENHOR DO BONFIM 50 ALAM KARDECSOM DIAS DA SILVA

TUCANO 50 REGINAIDE MOURA DE MATOS

UIBAÍ 50 RAIMUNDO CARVALHO LOPES

UNA 50 HELVECIO SERRA RUFINO

VITÓRIA DA CONQUISTA 50 FERDINAND MARTINS DA SILVA

IGRAPIÚNA 50 CARLOS ALBERTO ARAUJO DÓCIO

A ESQUERDA DERROTOU A DIREITA GOLPISTA NA BOLIVIA, CONFIRA!

 

🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴

Aos que só acreditam na vitória com

o resultado final ✅

Aos que não querem se sentir felizes porque ‘ e se tiver golpe ‘? 👋🏾🤷🏽‍♀️🏃🏾‍♀️✅


Minha felicidade vem, antes de qualquer previsão, pela constatação de que o povo boliviano disse um sonoro não ao golpe !!!! 


#LuisArce


🇧🇴 🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴🇧🇴


Encerrada a apuração dos votos na Bolívia. 


Resultado:


Total de votos: 6.483.893

Votos em branco: 1,41%

Votos Nulos: 3,58%


Proporção dos Válidos 

MAS-IPSP: 55,10%

CC: 28,83%

CREEMOS: 14,00%

OUTROS: 2,08%


CADEIRAS NO SENADO 

MAS: 21

CC: 11

CREEMOS: 4


DEPUTADOS 

MAS: 73

CC: 41

CREEMOS: 16


Fonte: Jornal Lag Razóne Diario Pagina Siete e TSE/ Bolívia.

domingo, 25 de outubro de 2020

PESQUISA IBOPE EM ALGUMAS CAPITAIS DO BRASIL

 



Edmilson Rodrigues permanece na liderança da disputa pela Prefeitura de Belém

A pedido da TV Liberal, o IBOPE Inteligência realizou nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Belém, entre os dias 21 e 23 de outubro. O estudo aponta que Edmilson Rodrigues, do PSOL, se mantém na liderança com 38% das menções (tinha 39% na rodada anterior). Em outro patamar, Priante (MDB) passa a ser citado por 15% do eleitorado (eram 10%). Thiago Araujo (CIDADANIA) vai de 4% para 8%, Delegado Federal Eguchi (PATRIOTA) varia de 5% para 7%, mesmo percentual que tem agora Vavá Martins, do Republicanos, que tinha 4% anteriormente. Já Cassio Andrade (PSB) permanece com 4% das respostas. Os demais candidatos: Gustavo Sefer (PSD); Mario Couto (PRTB); Dr Jeronimo (PMB); Cleber Rabelo (PSTU); Guilherme Lessa (PTC) e Jair Lopes (PCO) obtêm até 4% das menções, cada um, tendo oscilado dentro da margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais (p.p.). Ademais, os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam agora 10% (eram 16%) e aqueles que não sabem ou preferem não responder são 5% (mesmo percentual registrado no início deste mês). Nesta pergunta um disco com o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados.



Em São Luís, Eduardo Braide aparece em primeiro lugar com 25 pontos percentuais de vantagem

Levantamento feito pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Mirante na capital maranhense, mostra o deputado federal Eduardo Braide (PODE) à frente com 44% das intenções de voto e 25 pontos percentuais (p.p.) de vantagem sobre o candidato seguinte. Duarte, do REPUBLICANOS, aparece em outro patamar com 19% das menções e Neto Evangelista, do DEM, com 14% (ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro). Já Rubens Junior (PC do B) tem 6% das citações. Os demais candidatos (Bira, do PSB; Hertz Dias, do PSTU; Jeisael, da REDE; Professor Franklin, do PSOL; Silvio Antonio, do PRTB; e Yglésio Moyses, do PROS) registram no máximo 3% das intenções de voto, cada. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto totalizam 5% e os que não sabem ou optam por não responder somam 4%.

Disputa pela Prefeitura de Maceió continua acirrada

Entre os dias 21 e 22 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou a segunda pesquisa de intenção de voto para TV Gazeta de Alagoas. A disputa permanece acirrada entre o ex-procurador-geral de justiça Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e o deputado federal JHC (PSB) que agora aparecem numericamente empatados com 24% das intenções de voto, cada um. Os dois candidatos oscilam negativamente nesta rodada, 2 e 1 pontos percentuais (p.p), respectivamente. O candidato Davi Davino Filho (PP), que tinha 5% na pesquisa anterior, cresce 10 p.p e obtém agora 15%. Cícero Almeida (DC) varia negativamente 4 p.p apresentando neste estudo 6% das menções. Os demais candidatos são citados por 3% ou menos do eleitorado, cada, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 10% e os que não sabem ou optam por não responder somam 11%, representavam 14% e 8% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior.



Em João Pessoa, disputa pela Prefeitura tem Cícero Lucena numericamente à frente, mas empatado com Nilvan Ferreira na primeira posição

A segunda pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com TV Cabo Branco sobre as intenções de voto para a Prefeitura de João Pessoa traz Cicero Lucena (PP) numericamente à frente com 21% das menções, mas tecnicamente empatado com Nilvan Ferreira (MDB) que tem 15% (antes tinham 18% e 15%, respectivamente). Considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais (p.p)., não é possível afirmar quem ocupa a segunda posição, visto que Ricardo Coutinho (PSB) e Wallber Virgolino (Patriota) seguem empatados com o emedebista, apresentando agora 10% de menções cada (na rodada anterior tinham 12% e 10% das respostas, respectivamente) e também empatados com eles estão, Ruy Carneiro (PSDB) que tinha 7% das menções e agora tem 9% e Edilma Freire (PV), citada anteriormente por 5% do eleitorado e agora por 9%. Os demais candidatos oscilam dentro da margem de erro e têm até 3% das citações. Nesta rodada, os nomes dos candidatos Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (Rede) e Rafael Freire (UP) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém, não foram citados. Na primeira pesquisa, Pablo Honorato Nascimento era candidato pelo PSOL, e agora Ítalo Guedes passou a ser o candidato pelo partido. Eleitores que intentam votar em branco ou anular seu voto somam 13% (eram 20%) e os indecisos são 7% (eram 8%). A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de outubro.

- Neste estudo, Cícero Lucena passa a se destacar entre eleitores menos escolarizados (28%). As menções ao candidato passam de 14% para 25% entre aqueles de 45 a 54 anos e de 9% para 19% entre os que têm outra religião que não a católica ou evangélica.

- Já Nilvan se destaca entre eleitores com idade entre 25 e 34 anos, segmento em que cresce 10 p.p., chegando a 23% das respostas.

- As intenções de voto em Wallber Virgolino seguem mais expressivas entre aqueles que têm renda familiar superior a 5 salários mínimos (vai de 21% para 26%), porém passam de 17% para 10% entre eleitores que têm de 25 e 34 anos. Ademais, passa a se destacar entre os evangélicos (16% agora contra 9% na rodada anterior).

- Edilma Freire, por sua vez, tem menções mais acentuadas entre aqueles que avaliam positivamente a gestão de Luciano Cartaxo (18%). As citações à candidata avançam 9 p.p. entre eleitores com ensino médio, atingindo agora 13%.



Em Palmas, Cinthia Ribeiro amplia vantagem e se isola na liderança da disputa pela prefeitura

  • Nova pesquisa do IBOPE Inteligência sobre a intenção de voto para a Prefeitura de Palmas (realizada a pedido da TV Centro Norte) aponta avanço de 8 pontos percentuais da atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que agora tem 36% das intenções de voto e se distancia dos adversários com uma vantagem de 24 pontos percentuais. O candidato Professor Júnior Geo (PROS) se mantém com 12% das menções, Eli Borges (SOLIDARIEDADE) passa de 7% para 8%, Tiago Amastha Andrino (PSB) segue com 7% e Vanda Monteiro (PSL) vai de 8% para 7%. Marcelo Lelis (PV) que aparecia com 8% na primeira pesquisa, agora tem 5% das intenções de voto. Os demais candidatos aparecem com até 3% das citações, cada. São 11% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 6% não sabem ou preferem não responder. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

    - Cinthia Ribeiro registra variação positiva de intenções de voto em todos os segmentos analisados, com destaque para o crescimento registrado entre eleitores que cursaram até o ensino Fundamental (de 23% para 41%); na faixa de renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (de 26% para 41%) e entre eleitores com 55 anos ou mais de idade (de 28% para 41%) e entre os homens (de 26% para 36%). Nesta rodada, 68% dos eleitores que avaliam positivamente a gestão da prefeita pretendem votar pela sua reeleição (eram 56% na rodada anterior).

    - As intenções de voto dos demais candidatos não apresentam variações significativas entre as pesquisas realizadas.



Candidato à reeleição, Edvaldo segue à frente na disputa pela Prefeitura de Aracaju

  • Na segunda pesquisa IBOPE Inteligência sobre a eleição municipal, realizada entre 20 e 21 de outubro, a pedido da TV Sergipe, as intenções de voto dos candidatos permanecem no mesmo patamar. O atual prefeito Edvaldo (PDT) segue à frente na disputa, com 34% das menções – 2 pontos percentuais (p.p.) a mais do que o aferido na pesquisa realizada há 2 semanas. Em segundo lugar está Delegada Danielle (Cidadania) que tem suas intenções de voto oscilando negativamente - de 21% para 19%. Já em outro patamar, Rodrigo Valadares (PTB) vai de 6% para 10%, Márcio Macedo (PT) passa de 5% para 6% e Georlize (DEM) de 3% para 4%. Os demais candidatos são citados por 2% ou menos do eleitorado, cada, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa (4 p.p.). Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 15% e os que não sabem ou optam por não responder somam 6%, representavam 18% e os mesmos 6% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior. 

    - Em relação à pesquisa anterior, o candidato Edvaldo cresce 13 p.p. entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (vai de 20% para 33%), 10 p.p. entre os entrevistados de 35 a 44 anos (vai de 30% para 40%) e 9 p.p. entre aqueles com ensino médio (vai de 26 para 35%). Por outro lado, o atual prefeito diminui suas intenções em 10 p.p. entre aqueles de outras religiões que não a católica ou a evangélica, (passando de 34% para 24%) e 9 p.p. no eleitorado de 25 a 34 anos (passando de 35% para 26%). Além disso, o candidato se destaca entre os entrevistados que consideram a sua atual gestão positiva (ótima/boa), estrato onde atinge 65% das intenções de voto.

    - Já a Delegada Danielle tem suas intenções de voto mais expressivas entre aqueles que consideram a atual gestão municipal ruim ou péssima e entre os com renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos, alcançando 34% e 27% das citações em cada um destes segmentos. Em comparação à pesquisa realizada no início do mês, a candidata cai 18 p.p. entre os eleitores com renda média familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos (passando de 27% a 9%) e 10 p.p. entre os entrevistados de 35 a 44 anos (passando de 22% para 12%).



Em Curitiba, Rafael Greca, candidato à reeleição, mantém vantagem e segue isolado na liderança da disputa pelo cargo de prefeito

    • Nova pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para prefeito em Curitiba mostra que o atual prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), segue na liderança com 46% das menções (tinha 47% na rodada anterior). Em outro patamar, Fernando Francischini (PSL) e Goura (PDT) são citados por 8% do eleitorado cada (antes tinham 6% e 5%, respectivamente), enquanto Christiane Yared (PL) que tinha 3%, agora tem 5% das menções. Os demais candidatos atingem até 3% das intenções de voto, apresentando oscilações dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais. Neste momento, o percentual de eleitores que têm intenção de votar em branco ou anular seu voto varia de 15% para 11%, ao passo que os indecisos somam 8% (eram 10% no levantamento anterior). Um disco com o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados nesta pergunta, porém Eloy Casagrande não foi citado. A pesquisa foi realizada em parceria com a RPC TV, entre os dias 20 e 22 de outubro.  

    - Greca segue se destacando entre aqueles que avaliam positivamente sua administração com 65% de menções (tinha 69% antes). O atual prefeito é mais citado entre os católicos (53%). Entre eleitores com 55 anos ou mais tinha 57% e agora tem 52%. Além disso, vai de 39% para 47% entre quem tem de 45 a 54 anos. Em contrapartida, sua menor proporção de respostas segue sendo entre aqueles que têm outra religião que não a católica ou evangélica (tem 36%, contra 32% da rodada passada).

    - Goura segue com intenções de voto mais acentuadas entre os que avaliam negativamente a gestão de Rafael Greca, visto que aparece com 18% nesta pesquisa (tinha 14% anteriormente). Ademais, cresce 8 p.p. entre os eleitores de 16 a 24 anos, indo de 3% para 11%.



Disputa pela Prefeitura de Goiânia segue com Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso empatados na primeira posição


  • A segunda pesquisa IBOPE Inteligência sobre a eleição municipal, realizada entre 19 e 21 de outubro, a pedido da TV Anhanguera, mostra Maguito Vilela (MDB) numericamente à frente, mas ainda tecnicamente empatado com Vanderlan Cardoso (PSD), considerando a margem de erro da pesquisa de 4 pontos percentuais (p.p). Em relação ao levantamento anterior, o emedebista passa de 20% para 28%, enquanto o candidato pelo PSD, vai de 21% para 27%. Já em outro patamar, Delegada Adriana Accorsi (PT) e o candidato Elias Vaz (PSB) mantêm-se com 11% e 5% de citações, respectivamente. Os demais candidatos obtêm até 4% das respostas, apresentando oscilações dentro margem de erro da pesquisa. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 9% e os que não sabem ou optam por não responder somam 7%, representavam 13% e 9% do eleitorado, respectivamente na rodada anterior.  Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados.

    - Maguito Vilela cresce 18 pontos percentuais (p.p.) entre os jovens (passando de 10% para 28%), 16 p.p. entre quem tem renda média familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos (passando de 12% para 28%), 15 p.p. entre quem tem mais de 2 a 5 salários mínimos (indo de 19% para 34%) e 14 p.p. entre quem tem o ensino médio (de 18% para 32% hoje). Além disso, o candidato cresce entre as mulheres, indo de 18% para 30% no atual estudo (aumento de 12 p.p.).

    - As intenções de voto em Vanderlan Cardoso crescem entre quem tem de 45 a 54 anos (de 22% para 36%), entre quem tem o ensino fundamental (de 19% para 34%), entre os que se declaram brancos (vai de 15 para 25%) e de 19% para 29% ente os católicos (10 pp). Além disso cresce de 21 para 32% (11p.p.) entre os que avaliam como regular a atual administração municipal.

    - Em relação à pesquisa anterior, as menções à Delegada Adriana Accorsi diminuem entre os que têm ensino fundamental, passando de 16% para 6% das citações agora.




Em Recife, João Campos abre vantagem e assume a liderança na disputa pela prefeitura

De acordo com o segundo levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 13 e 15 de outubro, a pedido do Jornal do Commercio e da TV Globo, João Campos (PSB) cresce 10 pontos percentuais (p.p.) e assume a liderança da disputa pela Prefeitura de Recife, com 33% das intenções de voto. No estudo anterior o pessebista encontrava-se empatado tecnicamente com Mendonça Filho, do DEM, visto que apareciam com 23% e 19% das menções, respectivamente. Nesta rodada, o democrata é citado por 18% dos eleitores e, considerando a margem de erro da pesquisa atual que é de 3 (p.p.), ocupa a segunda posição junto com Marilia Arraes (PT) que permanece com 14% das respostas e Delegada Patricia (PODE), que varia de 11%, para 13%. Em outro patamar, Claudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB) seguem sendo citados por 1% do eleitorado, enquanto Carlos (PSL) atinge agora 1% das menções (tinha 0% no levantamento anterior). Charbel (NOVO) e Thiago Santos (UP) novamente são mencionados, mas não atingem 1%, Victor Assis (PCO) não foi citado neste levantamento. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14%, ao passo que 3% não sabem ou preferem não responder (eram 22% e 7%, respectivamente na pesquisa anterior). Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

Se considerarmos que a intenção de voto em João Campos é menor que a soma das menções aos demais candidatos, caso a eleições fosse hoje, ela seria definida no segundo turno.