domingo, 31 de julho de 2016

Escravidão atinge 45,8 milhões de pessoas no mundo

  • Relatório da Fundação Walk Free aponta que 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo estão sujeitas a alguma forma de escravidão moderna Divulgação MPT
    Cerca de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo estão sujeitas a alguma forma de escravidão moderna. A estimativa é do relatório Índice de Escravidão Global 2016, da Fundação Walk Free, divulgado hoje (30).
    Segundo o documento, 58% dessas pessoas vivem em apenas cinco países: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão. Já os países com a maior proporção de população em condições de escravidão são a Coreia do Norte, o Uzbequistão, o Camboja e a Índia.
    A escravidão moderna ocorre quando uma pessoa controla a outra, de tal forma que retire dela sua liberdade individual, com a intenção de explorá-la. Entre as formas de escravidão estão o tráfico de pessoas, o trabalho infantil, a exploração sexual, o recrutamento de pessoas para conflitos armados e o trabalho forçado em condições degradantes, com extensas jornadas, sob coerção, violência, ameaça ou dívida fraudulenta.
    Embora seja difícil verificar as informações sobre a Coreia do Norte, as evidências são de que os cidadãos são submetidos a sanções de trabalho forçado pelo próprio Estado. No Uzbequistão, apesar de algumas medidas de combate à escravidão na indústria do algodão, o governo ainda força o trabalho na colheita do algodão.
    No Camboja, há prevalência de exploração sexual e mendicância forçada e os dados do relatório destacam a existência de escravidão moderna na indústria, agricultura, construção e no trabalho doméstico. Já na Índia, onde 18,3 milhões de pessoas estão em condição de escravidão, apesar dos esforços do governo em lidar com a vulnerabilidade social, as pesquisas apontam que o trabalho doméstico, na construção, agricultura, pesca, trabalhos manuais e indústria do sexo ainda são preocupantes.
    Escravidão moderna
    Segundo a Walk Free, a escravidão moderna é um crime oculto que afeta todos os países e tem impacto na vida das pessoas que consomem produtos feitos a partir do trabalho escravo. Por isso, é preciso o envolvimento dos governos, da sociedade civil, do setor privado e da comunidade para proteção da população vulnerável.
    Segundo a fundação, quase todos os países se comprometeram a erradicar a escravidão moderna por meio de suas legislações e políticas. Os governos que mais respondem no combate ao trabalho forçado são aqueles com Produto Interno Bruto (PIB) mais elevado como a Holanda, os Estados Unidos, o Reino Unido, a Suécia e a Austrália. As Filipinas, a Geórgia, o Brasil, a Jamaica e a Albânia estão fazendo grandes esforços, apesar de ter relativamente menos recursos do que países mais ricos, segundo a Walk Free.
    No prefácio do relatório ao qual a reportagem da Agência Brasil teve acesso, o fundador e presidente da Walk Free, Andrew Forrest, diz que o Brasil foi um dos países pioneiros na divulgação de uma lista de empresas nacionais multadas na Justiça pela utilização de trabalho forçado. Uma liminar impedia a publicação da chamada Lista Suja do Trabalho Escravo desde dezembro de 2014. Na semana passada, entretanto, o Supremo liberou a divulgação dos nomes das empresas autuadas.
    Os governos que menos fazem para conter a escravidão moderna, segundo o relatório, são a Coreia do Norte, o Irã, a Eritreia, a Guiné Equatorial e Hong Kong.
    Na avaliação da entidade, levando-se em conta o Produto Interno Bruto (PIB) e a riqueza relativa do país, Hong Kong, Catar, Singapura, Arábia Saudita e Bahrein poderiam fazer mais para resolver problemas de escravidão moderna dentro de suas fronteiras.
    Segundo a Walk Free, muitos países, incluindo as nações mais ricas, continuam resgatando vítimas, enquanto muitos não conseguem garantir proteções significativas para os trabalhadores mais vulneráveis.
    A pobreza e a falta de oportunidades são fatores determinantes para o aumento da vulnerabilidade à escravidão moderna. Os estudos também apontam para desigualdades sociais e estruturais mais profundas para que a exploração persista - a xenofobia, o patriarcado, as classes e castas, e as normas de gênero discriminatórias.
    Escravidão no Brasil e nas Américas
    Segundo a Walk Free, o Brasil tem 161,1 mil pessoas submetidas à escravidão moderna – em 2014, eram 155,3 mil. Apesar do aumento, a fundação considera uma prevalência baixa de trabalho escravo no Brasil, com uma incidência em 0,078% da população.
    O relatório aponta que a exploração no Brasil geralmente é mais concentrada nas áreas rurais, especialmente em regiões de cerrado e na Amazônia. Em 2015, 936 trabalhadores foram resgatados da condição de escravidão no país, em sua maioria homens entre 15 e 39 anos, com baixo nível de escolaridade e que migraram dentro do país buscando melhores condições de vida.
    Nas Américas, pouco mais de 2 milhões de pessoas são vítimas de trabalho escravo, mais identificados na Guatemala, no México, no Chile, na República Dominicana e na Bolívia. Os resultados da Walk Free sugerem que os setores de trabalho manuais, como a construção, os trabalhos em fábricas e domésticos são os que concentram mais escravos modernos nas Américas.
    O país com maior número de pessoas submetidas à escravidão é o México, com 376,8 mil. Os governos com melhores respostas no combate a esse crime são os Estados Unidos, a Argentina, o Canadá e o Brasil.
    O relatório completo da Walk Free está disponível na internet.  
  • FONTE: EBC

sábado, 30 de julho de 2016

UM EM CADA DOIS BRASILEIROS PODE COMPRAR VEÍCULOS COM ISENÇÃO DE IMPOSTO

UM EM CADA DOIS BRASILEIROS PODE COMPRAR VEÍCULOS COM ISENÇÃO DE IMPOSTOS E NÃO SABE


A Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, ainda é pouco conhecida pela população e muita gente que tem direito a aproveitar esses benefícios e comprar com isenção de impostos acaba não aproveitando por não saber que tem direito
Pessoas com deficiência possuem direito garantido por lei de receberem a isenção de ICMS (Convênio 38), IPI (Instrução Normativa 988 da Receita Federal) e IOF, além de terem também isenção do recolhimento de IPVA.  A Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, ainda é pouco conhecida pela população e muita gente que tem direito a aproveitar esses benefícios e comprar com isenção de impostos acaba não aproveitando por não saber que tem direito.  Os benefícios se estendem a pessoas com deficiência condutoras ou não e aos familiares e responsáveis legais. 
Isso não é tudo. Além de pessoas com deficiência e familiares, pessoas portadoras doenças (câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, diabetes, LER/DORT, HIV positivo e hemofílicos) e até os idosos também têm direito em muitos casos. No total, são mais de 100 milhões de brasileiros que podem ter direito a comprar carros 0 KM com isenções de impostos.
De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, há no país cerca de 46 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. “Além deles, idosos, diabéticos, HIV positivo, pessoas com câncer ou hepatite C, entre outras patologias, podem aproveitar as isenções tributárias que a legislação oferece na hora de comprar um veículo 0KM. Isso inclui pessoas que têm direito, não pela idade ou pelas doenças em si, mas por alguma sequela física ou motora que a idade ou as doenças trazem”, afirma Rodrigo Rosso, presidente Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (ABRIDEF).
Rosso informa que muitas pessoas com deficiência procuram informações em autoescolas ou despachantes do bairro em que moram e não conseguem saber o que precisam para solicitar o benefício. O mesmo acontece a respeito de linhas de créditos específicas e outros direitos, como isenções até de imposto de renda e IPTU em muitos casos. 
O Mobility & Show 2016, evento que será realizado no Campo de Marte, entre os dias 24 a 26 de junho (sexta, sábado e domingo),reunirá num mesmo espaço tudo o que é necessário para as pessoas com deficiência, familiares, idosos e portadores das mais diferentes patologias se informarem sobre como aproveitar os benefícios, aproveitar toda a estrutura para conhecer os seus direitos e adquirir veículos em condições especiais. 
Quem for ao evento terá toda a orientação sobre o processo a ser feito. Também estarão presentes as principais montadoras de automóveis com modelos disponíveis e adaptados para Test-Drive com profissionais especializados,  juntamente com autoescolas, despachantes, bancos financiadoresadaptadoras, seguradoras e diversos outros produtos e serviços. 
Confira algumas pessoas que têm direito a comprar CARROS 0KM com isenção de impostos:
. Pessoas com deficiência física, condutoras ou não e seus familiares
. Pessoas com deficiências mentais ou intelectuais graves e seus familiares
. Pessoas cegas e familiares
. Paralisia cerebral e familiares
. Síndrome de Down e familiares
. Autistas e familiares
. Amputação ou ausência de membro
. Artrodese e  Artrose
. Artrite reumatoide
. AVC (Acidente Vascular Cerebral)
. Câncer de Mama e Linfomas
. Doenças Degenerativas e Neurológicas
. Doenças Renais e Crônicas
. Talidomida
. Mal de Parkinson
. Nanismo
. Esclerose Múltipla
. Escoliose Acentuada
. Hérnia de Disco
. Hemiplegia e Tetraparesia
. Problemas na Coluna Graves e Crônicos
. Monoparesia e Monoplegia
. Prótese Interna e Externa
. Mastectomia
. Dort (LER) e Bursites Graves
. Poliomelite
. Má formação de membros
. Túnel de Carpo e Tendinite Crônica
. Manguito Rotator
. Neuropatias Diabéticas
. Doenças Renais
. Hepatite C
. Hemofílicos

PSOL SAI EM ALIANÇA COM A REDE EM SALVADOR

PSOL tem o primeiro vice confirmado: Babuca, da Rede


Como antecipado pelo bahia.ba, o produtor cultural Babuca Grimaldi será o companheiro de chapa do sociólogo Fábio Nogueira




O PSOL saiu na frente e confirmou, na tarde deste sábado (30), o primeiro candidato a vice-prefeito de Salvador. Como antecipado pelo bahia.ba, o produtor cultural Babuca Grimaldi será o companheiro de chapa do sociólogo Fábio Nogueira. A informação foi confirmada à reportagem pelo coordenador estadual da Rede Sustentabilidade, Júlio Rocha.
Em nota, o partido liderado nacionalmente por Marina Silva apontou para a necessidade de ser criada uma terceira via na capital baiana, em oposição a uma polarização entre o prefeito ACM Neto e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB): ” A Rede entende o desafio de inserir o debate da sustentabilidade compreendendo que o processo eleitoral é momento de afirmar os princípios e valores da Rede, a melhoria da qualidade de vida e bem-estar na cidade e a elaboração de políticas públicas que possam reduzir as graves desigualdades sociais que atingem Salvador”.
Enquanto a candidatura de Nogueira será homologada em convenção neste domingo (31) no Hotel Sol Vitória Marina, a conferência da Rede será na próxima sexta (5). A coligação PSOL-Rede vale tanto para a coligação majoritária quanto para a proporcional, para eleição de vereadores.
FONTE: BAHIA.COM

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Luciana Genro lidera pesquisa para prefeitura em Porto Alegre


Luciana Genro LIDERA pesquisa para prefeitura em Porto Alegre!

Pesquisa do Instituto Methodus publicada hoje no Correio do Povo comprovando o que há tempos estamos dizendo: Luciana Genro em primeiro lugar nas pesquisas! Bora lá arregaçar as mangas para compartilhar a mudança em Porto Alegre. Nossa força vem das ruas!!!!

Ratinho é condenado por trabalho escravo em fazenda

BRASIL

Ratinho é condenado por trabalho análogo à escravidão em fazenda

Em nota, a assessoria de Ratinho informou que o apresentador já recorreu da decisão


O apresentador do SBT Carlos Roberto Massa, o Ratinho, foi condenado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por manter trabalhadores em condição análoga ao de escravos em uma fazenda da qual era dono. Ele terá que pagar multa de R$ 200 mil por danos morais coletivos por deixar de fornecer equipamentos de proteção e locais adequados para refeições aos empregados da Fazenda Esplanada, em Limeira do Oeste. Em nota, a assessoria de Ratinho informou que o apresentador já recorreu da decisão.

Segundo o TST, os empregados da propriedade rural se alimentavam na lavoura e nos banheiros. Ratinho ainda é acusado de aliciar pessoas na Bahia e no Maranhão sem seguir procedimentos legais para a contratação.
Ratinho já havia sido condenado na mesma ação pela Justiça do Trabalho de Minas Gerais, devendo pagar R$ 1 milhão por danos morais e coletivos. A ação contra o apresentador foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Uberlândia.
Ele recorreu e conseguiu excluir o dano, mas o MPT foi ao TST com a questão. "Não restam dúvidas da conduta ilícita praticada pelo empregador, causando prejuízos a certo grupo de trabalhadores e à própria ordem jurídica, cuja gravidade dos fatos e do ato lesivo, impõe o reconhecimento do dano moral coletivo'', diz a ministra relatora, Dora Maria da Costa
Em nota, Ratinho diz que desde abril de 2010 não é mais dono da fazenda em questão. Diz ainda que em decisão, a Justiça havia entendido que não existiu trabalho em condição análoga à de escravo, mas sim supostos descumprimentos de aspectos da legislação.
FONTE: CORREIO DA BAHIA

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Partidos descumprem cota feminina e PRE da Bahia abre representação

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE) propôs ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia representações contra dez partidos políticos que descumpriram, no primeiro semestre de 2016, a regra de utilização de 20% do tempo total das inserções de propaganda partidária em rádio e televisão para promover e difundir a participação política da mulher, a cota feminina.
De acordo com o órgão, os partidos não fizeram nenhuma referência à participação da mulher na política ou não atingiram a cota necessária nas propagandas veiculadas no primeiro semestre de 2016. A punição é a perda de período de transmissão no semestre seguinte, equivalente ao tempo que deveria durar a inserção da cota feminina multiplicado por cinco, a Lei dos Partidos Políticos. Apenas 18 partidos cumpriram a cota feminina.
Confira a penalidade de cada sigla:

Pré-candidato a prefeito de Santo Amaro é preso na Operação Adsumus


O vice-prefeito de Santo Amaro, Léo Pacheco, foi preso na manhã desta quinta-feira (14), no município, durante a operação Adsumus, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia. De acordo com a Record Bahia, Pacheco foi um dos alvos da operação que também cumpre mandados em Camaçari, Salvador e Lauro de Freitas. Léo Pacheco é o pré-candidato à prefeitura, apoiado pelo prefeito Ricardo Machado (PT).
 
Segundo o MP, a Adsumus, visa combater fraudes em licitações, além de crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, requeridos pelo Ministério Público estadual e deferidos pela Vara Crime de Santo Amaro, estão sendo cumpridos nos municípios.

FONTE: BOCÃO NEWS

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Fábio nogueira descarta aliança com PCdoB em Salvador

Pré-candidato do PSOL descarta aliança com PCdoB em Salvador

O socialista disse que só deve se aliar à deputada federal Alice Portugal se um dos candidatos da esquerda for para o segundo turno



O pré-candidato a prefeito de Salvador pelo PSOL, Fábio Nogueira, descartou a aliança com o PCdoB para a eleição de outubro na primeira fase da eleição. Em entrevista ao programa O Sistema É Bruto, 1ª Edição, com Evilásio Júnior, na Rádio Vida FM 106,1, nesta terça-feira (5), o socialista disse que só deve se aliar à deputada federal Alice Portugal, pré-candidata da sigla comunista ao pleito, apenas se um dos candidatos da esquerda for para o segundo turno.
Fábio, que esteve presente ao evento de lançamento da pré-candidatura de Alice, disse que tem diferenças com o PCdoB, inclusive na forma de governar. “Eu participei do evento a convite do PCdoB, fiz uma saudação como dirigente partidário. Temos diferenças, mas existe a convergência, que é a necessidade de derrotar ACM Neto. A aliança só é para derrotar esse projeto golpista”, disparou.
Para a eleição municipal, Fábio acredita que a bancada do PSOL na Câmara dos Vereadores da capital baiana – hoje apenas com Hilton Coelho – vai ser ampliada. “Temos Hilton Coelho, que vai ser reeleito, Hamilton [Assis], Marcos Mendes […]. Isso vai fazer com que tenhamos ampliação da nossa bancada. Temos que pensar em novos modelos de governabilidade”, disse.
Moro – Sobre o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, o socialista disse que ele é partidário, mas afirmou que a força-tarefa é importante. “Ele é um ator político da direita. Tem projeto político próprio e legitimou o golpe”, criticou.
FONTE: BAHIA.BA

domingo, 10 de julho de 2016

Paracetamol na gravidez aumenta os riscos de autismo ou TDAH nas crianças

Paracetamol na gravidez aumenta os riscos de autismo ou TDAH nas crianças, diz estudo




Pesquisadores espanhóis, por meio de um estudo publicado recentemente pela revista International Journal of Epidemiology, sugeriram que o paracetamol durante a gravidez pode estar associado a casos de autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Eles analisaram o uso do medicamente em mais de 2.500 mães e crianças, e descobriram que os casos de autismo eram maiores entre os meninos, enquanto o TDHA em ambos os sexos. De acordo com os cientistas, o remédio pode afetar os receptores do cérebro durante o desenvolvimento, conforme reportado pelo jornal Daily Mail.

De acordo com as orientações oficiais, o paracetamol só deve ser tomado durante o período gestacional se necessário, e pelo menor tempo possível. Logo, em um estudo pioneiro sobre essa relação, os cientistas disseram que conseguiram apresentar resultados diferentes entre meninos e meninas. Eles descobriram que as mães cuja droga foi tomada, os filhos (meninos) apresentavam um aumento de 30% nas chances de mostrar comprometimento nas funções de atenção e um aumento de dois sintomas clínicos associados ao autismo.

No total, foram recrutados 2.644 pares (mãe e filho). Destes, 88% foram avaliados quando a criança ainda tinha um ano de idade, e o restante aos cinco anos de idade. As mães foram questionadas sobre o uso de paracetamol durante a gravidez, e a frequência desse uso era classificada entre nunca, esporadicamente e persistentemente.

Logo, constatou-se que, 43% das crianças avaliadas com um ano de idade, e 41% entre as de cinco anos, foram expostas ao paracetamol durante algum momento do período da gravidez entre as primeiras 32 semanas.

Embora nós tenhamos medimos os sintomas e não diagnósticos, um aumento no número de sintomas que uma criança tem, pode afetar sua vida, mesmo que não sejam suficientemente graves para justificar um diagnóstico clínico de um distúrbio neurológico”, disse o coautor Dr. Jordi Júlvez, do Instituto para Saúde Global de Barcelona.

Ele ainda disse que há várias razões pelas quais o paracetamol pode ser prejudicial para o desenvolvimento neurológico. “Em primeiro lugar, ele alivia a dor, agindo sobre os receptores de canabinoides no cérebro. Estes receptores normalmente ajudam a determinar como os neurônios maduros se conectam um com o outro e o paracetamol poderia alterar esses processos importantes”.

Ele ainda poderia afetar o desenvolvimento do sistema imunológico, ser tóxico para alguns fetos, por não terem a mesma capacidade que um adulto de metabolizar esse tipo de droga, ou criar estresse oxidativo”, disse a autora do estudo Claudia Avella-Garcia. Ainda, poderia haver uma explicação para que os meninos sejam os mais propensos a ter sintomas de autismo. “O cérebro masculino é mais vulnerável às influências nocivas enquanto no início da vida”, disse ela.

Contudo, os pesquisadores salientaram que mais estudos precisam ser feitos, conduzidos com dosagens mais precisas da medicação, já que entre as voluntárias não haviam informações confiáveis sobre a quantidade ingerida durante a gravidez, para creditar os valores de riscos. Comentando sobre o estudo, o médico Dr. James Cusack, diretor de ciência na ONG Austistica, “o estudo não oferece evidências suficientes para apoiar a alegação de associação entre o remédio e os sintomas de autismo”, e que os resultados são apenas “preliminares”.

FONTE:  JORNAL CIÊNCIA 

sábado, 9 de julho de 2016

MPF pede cassação de prefeita de Piripá

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF) pediu a cassação da prefeita de Piripá, Sueli Gonçalves (PP), e a inabilitação para o exercício de função pública pelo prazo de cinco anos. 
 
De acordo com o MPF, Sueli descumpriu ordem judicial de julho de 2014. Naquele ano, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) encaminhou ofício à denunciada, com requisição de pagamento de dívida, que deveria ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). De acordo com a denúncia do procurador regional da República Alexandre Espinosa, a prefeita limitou-se a “justificar a ausência de pagamento de forma genérica, sem, contudo, apresentar qualquer documentação que corroborasse suas alegações”.
 
O prazo para o pagamento expirou em dezembro de 2015. Em fevereiro deste ano, o presidente da Corte Regional determinou a expedição de novo ofício à prefeita, requerendo o depósito dos valores devidamente corrigidos. No entanto, Sueli Gonçalves novamente não apresentou o motivo da recusa ou da impossibilidade de cumprimento da determinação.

FONTE: BOCÃO NEWS

Lula dá aval para o PT e apoia Rodrigo Maia do Democratas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval para o PT apoiar a candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara. A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, afirma que um emissário do PT já avisou a Maia os termos que selam acordo: o candidato, primeiro, terá de oficializar o apoio de sua base — DEM, PSDB e PPS.
 
Ainda conforme a coluna, o objetivo dos petistas é se juntar a inimigos antigos, como DEM e PSDB, para ter mais força e assim enfrentar o chamado Centrão, bloco que hoje conta com 270 parlamentares e foi fundamental para aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
 
A ordem de Lula, no entanto, não agrada a todos os petistas. Uma ala do partido considera absurdo apoiar um deputado DEM e que ainda votou a favor do impeachment de Dilma. Esse grupo anti-Maia defende a candidatura de Marcelo Castro (PMDB-PI), que foi ministro da Saúde de Dilma e ficou contra o impeachment.
 
A maioria dos petistas, porém, acredita que a candidatura de Marcelo não vá muito longe, mas não pode demonstrar desânimo publicamente porque o deputado sempre se manteve fiel a Dilma. 

FONTE: BOCÃO NEWS

Filha de Fernandinho Beira-Mar é pré-candidata a vereadora em Duque de Caxias


Um novo nome de um pai conhecido surge na política do Rio de Janeiro. A dentista Fernanda Costa, filha de um dos traficantes mais conhecido do Brasil, o Fernandinho Beira-Mar, está filiada no PP e é pré-candidata a vereadora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A sua pré-campanha tem ganhado os bons olhos do público da comunidade. Segundo o Extra, ela tem o apoio do deputado estadual José Camilo Zito dos Santos, que, segundo o site O Antagonista, está envolvido num esquema milionário de corrupção na saúde de Caxias quando era prefeito.

FONTE: BOCÃO NEWS

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Empregada doméstica vira juíza

Desistir? Jamais! A história de superação da juíza Antonia Marina Faleiros é inspiradora
Com 12 anos, ela trabalhava em um canavial no interior de Minas Gerais.
Filha de um trabalhador rural e uma dona de casa, Antonia foi correr atrás de uma vida melhor em Belo Horizonte quando fez 21 anos.
Na cidade grande, a moça da roça, que teve 4 irmãos, foi empregada doméstica e chegou a dormir oito meses em um ponto de ônibus, porque não tinha onde passar a noite. Enfrentou o frio e o perigo da capital mineira.
“Nos primeiros dias tive que ficar na casa de parentes, fingindo que estava de passeio. Fiquei um período, mas chegou um momento que ficou insustentável, não dava para ficar de favor. Tive que me arrumar. Arrumei um emprego de empregada doméstica, mas a patroa não gostava que a funcionária dormisse na casa dela, porque ela achava que tirava a liberdade dos donos da casa. Para não ser obrigada a retornar para o interior, para a roça, e ter que abrir mão do meu sonho de fazer um curso superior e trilhar um caminho diferente daqueles que moravam na minha terra, eu mentia para minha mãe que dormia na casa da patroa e fingia para a patroa que dormia na casa de parentes. Mas na verdade eu não dormia na casa de ninguém porque eu não tinha onde morar. Eu passava a noite sentada fingindo que estava esperando ônibus. Como era um ponto muito movimentado, dava para enganar”.
Apostilas do lixo
Para conseguir aprovação em seu primeiro concurso, de oficial de justiça do Tribunal de Justiça de Minas, ela catava, no lixo, folhas borradas de um mimeógrafo onde eram feitas apostilas de um cursinho preparatório.
“Eu vi a secretária descartando algumas folhas, que ela passava no mimeógrafo e jogava fora. Peguei e percebi que dava para ler, apesar das folhas borradas. Aquele dia eu catei algumas e a partir daí, eu passei a ir rotineiramente na sede do cursinho. Hoje, relembrando essa história, eu desconfio que aquela secretária, cujo nome não sei e nunca mais a vi, percebeu que eu estava pegando aquelas folhas porque as folhas borradas passaram a ficar em uma lixeira seca, sem copinhos de café. E aí eu fui catando aquelas folhas e estudando, o que foi suficiente para eu fazer uma pontuação boa na tal noção de direito. Com isso, eu consegui, junto com as boas notas em matemática e português, o terceiro lugar no concurso”, lembra.
Ajudar
Hoje, aos 52 anos, casada, a juíza procura fazer a diferença por onde passa. Ela ajuda projetos sociais com crianças em Lauro de Freitas, Bahia, onde exerce o cargo de juíza da 1ª Vara Criminal da cidade.
Dra Antônia também desenvolveu um projeto voltado para o resgate da cidadania dos carvoeiros e de seus familiares da cidade de Mucuri, na Bahia, ganhando prêmio no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A minha história de superação serve para eu ter a certeza de que, com a minha profissão, eu tenho que dar espaço para quem não tem espaço”, pontua.
Leia parte da entrevista concedida ao portal Gazeta online:
Dedicação
“Sempre gostei de estudar. Fui alfabetizada pela minha mãe com 4, 5 anos e sempre fui adepta da leitura. Ela sempre dizia uma frase que eu repito para os meus sobrinhos: quem tem a cama feita pode se contentar com o razoável. Quem não tem a cama feita, deve ser muito bom no que faz”, conta.
Orgulho da família
“Tive a oportunidade de ouvir muitas vezes o orgulho dos meu pais de ver a filha formando. Sempre ajudava muito meus pais e irmãos. Meu pai chegou a verbalizar a alegria, principalmente porque havia aquele temor de que a menina fosse para a capital e se envolvesse com coisas erradas, voltando inclusive com um filho sem pai. E minha família era muito tradicional e simples do interior. Meu irmão Edésio, mais velho depois de mim, já falecido em um trágico acidente no Espírito Santo, sempre dizia que a minha história era um marco. Eu fui uma das poucas da minha geração que fez a faculdade naquele tempo. Eu rompi uma barreira”.
Abençoada
“A mulher Antônia Marina Faleiros é uma mulher abençoada, de uma família abençoada, e que teve sorte de encontrar pessoas de bem pelo caminho. Considerando a história de vida,tudo que eu passei, eu dei um salto que eu gosto de sempre reprisar para firmar que isso é possível: a filha de um trabalhador braçal semi-analfabeto e de uma dona de casa simples, que passou por todas essas histórias, que conheceu o creme dental com 11 anos, que teve que trabalhar cedo, pode estudar e chegar aonde quer. Todos nós podemos”.
Lição
“Conto brevemente a reação da minha mãe quando contei para ela que tinha passado em terceiro lugar no concurso de oficial de justiça. Ela me indagou: ‘a prova estava tão difícil assim?”. Ainda rebati e disse: ‘Mãe, pense bem, quantas pessoas ficaram para trás?’. E ela me disse assim: ‘você já viu corredor olhar para trás? Corredor olha para frente’. Então eu digo sempre isso: temos que olhar para frente e não para as dificuldades que passamos. É pensar no quem tem que ser alcançado, é ter disciplina e meta”.
“Gosto de contar essa história para reafirmar: a filha de uma dona de casa simples e de um trabalhador rural pode sim alcançar o que quer. Todos nós podemos”, se orgulha ela.


Com informações do GazetaOnline

ARROCHO! Indústria quer impor 80h por semana para trabalhadores.

Indústria sugere mudar leis trabalhistas e cita jornada de 80h por semana



O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, afirmou que o governo deve promover "medidas muito duras" na Previdência Social e nas leis trabalhistas para equilibrar as contas públicas. Ele citou como exemplo o caso da França e afirmou que lá é permitido trabalhar até 80 horas por semana.
Nós aqui no Brasil temos 44 horas de trabalho semanais. As centrais sindicais tentam passar esse número para 40. A França, que tem 36 horas, passou agora para 80, a possibilidade de até 80 horas de trabalho semanal [na verdade, são 60 horas] e até 12 horas diárias de trabalho.
"A razão disso é muito simples, é que a França perdeu a competitividade da sua indústria com relação aos outros países da Europa. Então, a França está revertendo e revendo as suas medidas para criar competitividade. O mundo é assim", disse o empresário.
A jornada de trabalho na França atualmente é de 35 horas por semana, com limite máximo de 48 horas por semana, incluindo horas extras, não ultrapassando 10 horas por dia, informa o site do governo francês. Pode chegar a 60 horas por semana em casos excepcionais e com aval das autoridades trabalhistas.
A gente tem que estar aberto para fazer essas mudanças. E nós ficamos aqui realmente ansiosos para que essas mudanças sejam apresentadas no menor tempo possível.
A declaração foi feita após uma reunião com o presidente interino, Michel Temer, e cerca de 100 empresários do Comitê de Líderes da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação). Temer deixou o evento sem falar com a imprensa.
Em nota, a CNI afirmou que seu presidente "JAMAIS defendeu o aumento da jornada de trabalho brasileira, limitada pela Constituição Federal em 44 horas semanais". Disse, ainda, que "tem profundo respeito pelos trabalhadores brasileiros e pelos direitos constitucionais, símbolo máximo das conquistas sociais de nossa sociedade".

Contra aumento de impostos

O presidente da CNI também reafirmou que a entidade é contrário ao aumento de impostos. 
"Somos totalmente contra qualquer aumento de imposto. O Brasil tem muito espaço para reduzir custos e ganhar eficiência para melhorar a máquina pública antes de pensar em qualquer aumento de carga tributária. Acho que seria ineficaz e resultaria, neste momento, na redução das receitas, uma vez que as empresas estão em uma situação muito difícil", disse.
Na véspera, ao anunciar a meta fiscal para o ano que vem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não descartou a elevação dos tributos.
(Com Agência Brasil)

segunda-feira, 4 de julho de 2016

DEPUTADOS RECEBERAM DOAÇÃO DE ‘ESTUDANTES CARENTES’

       MARCIO MARINHO, TIA ERON E SILDEVAN NÓBREGA TODOS DO PRB
Políticos, empresários, doadores de campanha e parentes de deputados constam entre os beneficiários de bolsa-auxílio para estudantes carentes paga pela Assembleia Legislativa da Bahia entre 2011 e 2014; o programa consumiu R$ 19 milhões dos cofres baianos; 80 doadores de campanha de 2014 estão entre os beneficiários; eles doaram cerca de R$ 330 mil a candidatos na Bahia mesmo considerados 'carentes'; o PRB foi o partido que mais recebeu recursos para seus candidatos; os deputados federais Márcio Marinho e Tia Eron e o estadual Sildevan Nóbrega foram os mais beneficiados no PRB; juntos, eles receberam R$ 48 mil
Políticos, empresários, doadores de campanha e parentes de deputados constam entre os beneficiários de bolsa-auxílio para estudantes carentes paga pela Assembleia Legislativa da Bahia entre 2011 e 2014. O programa consumiu R$ 19 milhões dos cofres baianos e os recursos foram depositados nas contas de 3.349 alunos ou seus responsáveis.
Levantamento do jornal Folha de São Paulo, com base em dados do portal 'Meu Congresso Nacional', que mapeia informações sobre as atividades parlamentares e doações a candidatos, revela que 80 doadores de campanha de 2014 estão entre os beneficiários. Eles doaram cerca de R$ 330 mil a candidatos mesmo sendo considerados 'carentes', onde R$ 163 mil foram repassados a campanhas dos próprios deputados que decidiam quem receberia o auxílio.
Segundo a Folha, o PRB foi o partido que mais recebeu recursos para seus candidatos. Os deputados federais Márcio Marinho e Tia Eron e o estadual Sildevan Nóbrega (nesta ordem da esquerda para direita na imagem) receberam, juntos, R$ 48 mil de oito bolsistas. O ex-deputado estadual Deraldo Damasceno (PSL) foi o que mais ganhou: R$ 34 mil para a campanha de três bolsistas que, juntos, receberam R$ 14 mil de bolsa.
Todos trabalhavam com o deputado e ganhavam salários entre R$ 5 mil e R$ 11 mil. Augusto Castro (PSDB) teve R$ 15 mil em doações de um funcionário que recebeu R$ 22 mil em bolsas de estudo nos últimos três anos.
Ainda de acordo com a publicação, entre os 'estudantes carentes' está o atual deputado estadual Alex Lima (PTN), que recebeu R$ 2.500 de auxílio em 2012 – dois anos antes de se eleger. Em 2014, declarou ter R$ 1 milhão em bens. Ele alega ter passado por período de dificuldades financeiras.

FONTE: BAHIA 247

Homem interrompe sessão na Câmara e xinga vereadores




Um cidadão jacuipense, identificado por João Sampaio, conhecido popularmente por João de Bino, invadiu a Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, na tarde desta quinta-feira (30), proferindo xingamentos e difamações aos edis que participavam da sessão ordinária. A Casa divulgou nota de repúdio ao ato e classificou “de total desrespeito provocado pelo cidadão”.
João teria chamado os vereadores de “moleques”. “Vocês são todos moleques, todos os treze vereadores são moleques, votei em você Franklin, mas você também é um moleque”, dizia enfurecido o cidadão, que não atendia aos pedidos do segurança da Casa para se retirar.
O presidente do Legislativo, Célio Roberto, e o vereador Adelson Ferreira, registraram ocorrência na delegacia. Em seguida, o documento foi enviado para o assessor jurídico da Câmara para que o mesmo faça o encaminhamento da denúncia à outras instâncias. De acordo com o registro da denúncia, o fato é de natureza delituosa, um crime de difamação contra todos os vereadores em exercício.
FONTE: BOCÃO NEWS