quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28 de Outubro Dia do Servidor Público


Novo Presidente do PSOL na Bahia será eleito durante V Congresso Estadual neste final de semana


Novo Presidente do PSOL na Bahia será eleito durante V Congresso Estadual neste final de semana

A nova composição da Diretoria Executiva do PSOL e o futuro Presidente Estadual do Partido na Bahia serão eleitos durante o V Congresso Estadual do Partido Socialismo e Liberdade neste final de semana entre os dias 30, 31 e 1 de novembro, no Hotel Sol Barra, localizado no turístico bairro do Porto da Barra. A atividade de abertura do Congresso será na sexta-feira(30), a partir das 19hs, através da realização de sarau cultural literário-musical e ato políitco com a presença das principais lideranças e figuras públicas da legenda no Estado e participação de dirigentes nacionais e parlamentares do Partido.

Durante o evento de abertura, os convidados serão contemplados com intervenções poéticas e será servido um Coofee breack à imprensa baiana. No decorrer do Congresso Estadual, serão discutidos as diretrizes e eixos de atuação do partido nos próximos dois anos na Bahia, o processo de disputa eleitoral, as alianças com diversos setores dos movimentos sociais, aspectos da conjuntura política nacional e estadual, o pedido de cassação do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e as possíveis candidaturas que irão disputar as eleições de 2016.

Programação do V Congresso estadual do PSOL Bahia - 2015

Abertura do Congresso

Data: 30-10-2015

Horário: Horário: 19hs

Mesa: Parlamentares do PSOL Bahia/ Dirigentes/ Partidos

Credenciamentos: 19hs de Sexta Feira

Sábado\ 31-10-2015

•Pauta do Congresso

•Conjuntura

Construção Partidária

•Tática Eleitoral

•Eleição da Nova Direção

•Eleição de Delegados Nacionais

Horários de Credenciamentos

Das 9hs às 12hs e das 13hs às 19hs

a) Das 9hs às 10hs - Aprovação de Regimento

b) 10hs às 13hs - Grupos de Trabalho

c) 13hs às 14hs - Almoço

d) 14hs às 17hs - Reuniões de Setoriais – 08 Grupos

e) 17hs às 19hs - Conjuntura

Domingo\01-11-2015

a) Das 9hs às 10hs30 – Defesa de tese

b) Das 10hs30 às 12hs - Aprovação das Resoluções

c) Das 12hs às 13hs - Almoço

d) Das 13hs às 15hs – Eleição da Nova Direção/ Eleição de Delegados Nacionais

domingo, 25 de outubro de 2015

DIA 25 DE OUTUBRO DIA DO DENTISTA


Jovem que denunciava politicos foi encontrado morto em Pilar AL



Um jovem identificado como  José Antônio Lopes, de 24 anos, foi encontrado morto na madrugada deste sábado (24), às margens da Lagoa Manguaba, na cidade de Pilar.

De acordo com informações de populares, repassadas ao 8º Batalhão, o corpo de Antônio foi localizado por volta das 11h, quando guardas municipais que estavam de plantão no local acionaram a guarnição do Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município, que isolou o local do crime para conter a aproximação de curiosos. 

O corpo de Antônio foi localizado crivado de balas. De acordo com policiais militares que atenderam à ocorrência,Antônio sempre criticava a política local. As informações foram confirmadas por moradores da região. Disseram que ele era uma pessoa polêmica, que contestava a política municipal. A vítima chegou a criticar administrações do município através de matérias publicadas em rede social.

Militares efetuaram rondas na região, na tentativa de localizar os possíveis autores do crime, porém, não obtiveram êxito. O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, para o exame de necropsia. O caso será investigado pela Delegacia do Pilar.

O corpo do jovem foi encontrado na madrugada deste sábado (24) às margens de uma lagoa
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/policia/2015/10/24/332770/jovem-que-denunciava-politicos-no-facebook-foi-encontrado-morto-em-pilar ou as ferramentas oferecidas na página.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

19 DE OUTUBRO DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA


APESAR DE RARO, HOMENS TAMBÉM PODEM TER CÂNCER DE MAMA


Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens. Câncer de mama em homens representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração na mama, geralmente notada pelo próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens.

A maioria dos aspectos do câncer de mama no homem são parecidos com o que se observa nas mulheres, de modo que encorajamos o leitor a ler o blog inteiro, além deste texto explicativo.

Fatores de risco de câncer de mama em homens

Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem câncer de mama têm caso(s) de câncer de mama na familia. Aproximadamente 10% deles são portadores de uma mutação genética que os predispõe ao câncer, uma mutação no gene denominado de BRCA2.

Além desta mutação, há outras mutações genéticas, também hereditárias, e que podem predispor ao câncer de mama, mas que são mais raras.

Outros fatores predisponentes são exposição à radiação (por exemplo em acidentes nucleares), raça negra (ao menos nos EUA) e obviamente, a idade (quanto mais velho, mauior a incidência, com pico por volta dos 75 anos). Ginecomastia (mama aumentada em homens) é um possível fator de risco, embora isto não esteja totalmente confirmado.

Em função de uma proporção significativa de homens com câncer terem história familiar da doença, todo homem com câncer deveria passar por orientação oncogenética (com oncogeneticista), para que seja estabelecido se o paciente e/ou parentes devam fazer investigação diferente da rotineiramente recomendada.

Prognóstico e sobrevida de homens com câncer de mama

Devido à falta de rastreamento, casos de câncer de mama em homens acabam sendo diagnosticados, em média, mais tarde que em mulheres. A média da idade ao diagnóstico do câncer de mama nos EUA é de 67 anos de idade, contra 61 anos de idade entre as mulheres. Também pela falta de rastreamento, os casos em homens acabam sendo diagnosticados quando o tumor já está um pouco maior do que no caso de mulheres, especialmente as que se submetem a mamografia de rotina. Quando é notada uma alteração suspeita, o homem pode sim ser submetido a mamografia, ultrassom e biópsias nos moldes do que ocorre com as mulheres.

Se analisarmos a chance de cura de um homem com câncer de mama comparada à chance de uma mulher, observamos que as chances são muito parecidas, se considerarmos as doenças no mesmo estágio de desenvolvimento.

Homens que desenvolvem câncer de mama têm um risco aumentado de desenvolver um segundo câncer ao longo da vida, de aproximadamente 20%. Destes segundos cânceres, os mais comuns são câncer de próstata, cólon e bexiga.

Como diagnosticar

Quando um homem nota um nódulo ou crescimento da mama, deve procurar um médico. Assim como nas mulheres, além do exame físico, será realizada mamografia e eventualmente ultrassonografia de mama.

Câncer de mama em homens geralmente se manifesta na região próxima à aréola.

A mamografia pode identificar um nódulo ou microcalcificações suspeitas, embora estas sejam mais raras em tumores em homens que nas mulheres.

Assim como nas mulheres, o diagnóstico do câncer de mama em homens somente pode ser firmado através de uma biópsia ou cirurgia. A peça é avaliada pelo patologista, que com base no aspecto do tumor ao microscópio além de análise por técnica denominada de imunohistoquímica, consegue firmar que se trata de um câncer de mama (ao invés de uma metástase de algum outro tumor, por exemplo). A biópsia pode ser feita com agulha grossa (chamada de core-biopsy) ou com biópsia por sucção (mamotomia).

Aspectos da patologia e estadiamento no câncer de mama em homens

Assim como nas mulheres, o tipo mais comum de câncer de mama é o chamado carcinoma ductal invasivo. Homens também podem ter carcinoma ductal in situ, e apresentam o chamado carcinoma papilífero em até 4% dos casos (este é mais raro em mulheres).

Nos cânceres em homens, a presença de receptores de estrógeno e de progesterona é um pouco mais elevada que nos cânceres em mulheres (80% vs 70%). A proteína Her2 está hiperexpressa um pouco mais frequentemente que nas mulheres. As implicações da presença destas proteínas é igual nos homens que nas mulheres (receptores de estrógeno e progesterona associados com tumores menos agressivos, que respondem a hormonioterapia; hiperexpressão de Her2 associada a tumores mais agressivos, que respondem aterapia anti-Her2). Particularidades destas proteínas são discutidas no tópico relativo ao prognóstico, incluido no capítulo Sintomas e Diagnóstico).

O estadiamento – a avaliação da extensão da doença localmente, nos gânglios axilares, e a distância é feita de maneira igual ao que é feito nas mulheres. Como já mencionado, pelo fato de homens não fazerem rastreamento para o câncer de mama, eles acabam sendo diagnosticados com tumores um pouco maiores que aqueles diagnosticados nas mulheres, em média.

Tratamento do câncer de mama em homens

Assim como nas mulheres, o tratamento curativo do câncer de mama obrigatoriamente passa por um procedimento cirúrgico. Diferente das mulheres (nas quais se faz frequentemente uma cirurgia parcial da mama), nos homens quase sempre se faz a retirada completa da mama, a denominada mastectomia radical modificada.

Assim como nas mulheres, é possível fazer a pesquisa do linfonodo sentinela na axila, e se este não tiver doença, poupar o paciente do chamado esvaziamento axilar. Este esvaziamento axilar consiste na retirada de ao menos 10 linfonodos da axila, como meio de prever melhor o prognóstico (risco de recidiva). O esvaziamento pode causar problemas como inchaço no braço e dor crônica, de modo que sempre que possível, deve ser evitado.

Radioterapia é indicado sempre para o tratamento de homens cujo tumor seja maior que 4 cm e/ou quando há comprometimento de mais de 3 linfonodos axilares. Seguindo uma tendência de tratamento em mulheres, hoje se discute também o benefício da radioterapia mesmo em casos de tumores menores ou com menos de 4 linfonodos comprometidos.

O tratamento sistêmico pode ser dividido em hormonioterapia, quimioterapia e terapia anti-Her2. Além disso, o tratamento sistêmico pode ser indicado antes da cirurgia (denominado de tratamento neo-adjuvante), após a cirurgia (denominado de tratamento adjuvante) e em casos de doença metastática (disseminada).

O tratamento hormonioterápico está indicado sempre que o tumor tiver expressão de receptores de estrógeno e/ou progesterona. Quando ele é administrado após a cirurgia, geralmente o tratamento dura entre 5 anos (apenas uma medicação) até 10 anos (uma medicação por 5 anos e uma segunda por mais 5 anos). Em homens, Tamoxifeno continua sendo a hormonioterapia de escolha, já que há poucos dados com a classe de medicações denominada de inibidores de aromatase. Em casos de doença metastática, a hormonioterapia é administrada até que a doença não mais responda ao tratamento.

O tratamento quimioterápico está indicado após a cirurgia de tumores maiores que 1 cm, em casos de lingonodos comprometidos na axila, ou mesmo em casos específicos de tumores menores mas com características mais agressivas na análise do patologista. Além disso, a quimioterapia pode estar indicada em doença metastática.

Existem diversas drogas que podem ser combinadas ou usadas isoladamente, e a escolha das medicações leva em conta diversos parâmetros mais sofisticados cuja discussão não cabe aqui. Maiores detalhes sobre a quimioterapia podem ser obtidos no capítulo referente ao tratamento, neste blog.

A terapia anti-Her2, indicada somente em casos em que o tumor hiperexpressa a proteína Her2, pode e deve ser usado também em homens. Esta classe de medicações pode estar indicada antes da cirurgia (neo-adjuvância), após a cirurgia (adjuvância) e na doença metastática. Normalmente a medicação é associada a um quimioterápico durante parte do tratamento adjuvante. Na doença metastática, pode ser associada a hormonioterapia, a quimioterapia ou pode ser usada isoladamente.

Por último, vale mencionar que em casos de doença metastática para os ossos, está indicado o uso de uma classe de medicações denominada bisfosfonatos. Estas medicações são administradas paralelamente ao tratamento hormonal, quimioterápico ou à terapia anti-Her2.

Recomendamos que o leitor deste texto leia o material relativo majoritariamente ao câncer de mama em mulheres, pois a maior parte dos dados vale também para os homens.

FONTE:  http://www.cancerdamama.com/sintomas-e-diagnosticos/cancer-de-mama-no-homem/

Os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres.

Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem:

Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
Pele ondulada ou enrugada.
Retração do mamilo.
Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
Inchaço nos linfonodos axilares.

Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer. Por exemplo, a maioria dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia. Portanto, se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.

FONTE: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-mama-em-homens/3328/549/

domingo, 18 de outubro de 2015

Parabéns aos médicos, 18 de outubro dia do médico!


Senado limita distribuição de recursos e tempo de TV a partidos politicos

Senado limita distribuição de recursos e tempo de TV a partidos
Um dos itens da minirreforma política do Senado, projeto torna mais rigoroso acesso a fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral gratuita. Objetivo é impedir “farra dos partidos”, diz relatório de Romero Jucá

Em mais um passo da minirreforma política em curso no Senado, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 441/2015, que restringe a distribuição dos recursos do fundo partidário e do tempo reservado a partidos em programas de rádio e TV. Só terão direito aos benefícios agremiações partidárias com diretórios permanentes em ao menos 10% dos municípios (557), distribuídos por pelo menos 14 estados, ou ainda a sigla que tiver diretórios constituídos em ao menos 20% dos municípios de pelo menos 18 estados, até 2022.

A proposição acrescenta os artigos 41-B e 45-A à Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995), e é resultado dos trabalhos da Comissão Temporária de Reforma Política, formada por 29 senadores titulares e 29 suplentes e capitaneada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). O texto segue agora para a apreciação dos deputados.

De acordo com o projeto, somente terá acesso à propaganda partidária nacional em rádio e TV a legenda que constituir diretório estadual permanente em mais da metade das unidades da Federação. Já em relação à propaganda partidária estadual, esse acesso estará assegurado ao partido que estruturar diretório municipal permanente em mais de 30% dos municípios, nos respectivos estados até 2022. O diretório metropolitano tem de ter caráter permanente apenas no caso do Distrito Federal.

Atualmente, norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece a regulamentação do acesso aos recursos do fundo e à propaganda partidária em rádio e TV. A intervenção do TSE é decorrência do fato de que, em 1996, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais artigos da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95) referentes ao assunto.

Relator da matéria, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) ponderou em seu parecer que o projeto ajuda a coibir a chamada “farra dos partidos”, em que siglas são criadas apenas para gerar ganhos financeiros para seus articuladores. “Fundar um partido deve deixar de ser um bom negócio, e precisa constituir aquilo que é mais nobre e digno em uma sociedade: uma forma de contribuir para o fortalecimento da democracia política, que somente se realiza com a intermediação do partido político, uma vez que a nossa Constituição confere a esses entes o monopólio da representação política”, registra trecho do relatório.

FONTE: CONGRESSO EM FOCO

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Não vão conseguir calar o PSOL, Afirma Marcos Mendes

“ Não vão conseguir calar o PSOL”, destaca o Presidente Estadual do PSOL na Bahia referindo-se à Lei da Mordaça sancionada por Dilma Roussef

A minireforma eleitoral homologada pela Presidente Dilma Roussef nesta terça-feira (29) trouxe grandes prejuízos eleitorais ao PSOL por manter a “Lei da Mordaça”, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, através da manobra política feita por Eduardo Cunha. A “Lei da Mordaça” tem como objetivo diminuir o tempo de televisão e excluir os partidos que não possuam nove deputados dos debates promovidos pelas emissoras de televisão. Na lei vigente, a garantia é dada aos partidos que tenham representação parlamentar. Com a mudança, caso a emissora deseje convidar um candidato que não tenha o convite garantido em lei, 2/3 dos demais candidatos adversários precisarão concordar com a participação da candidatura no debate. 

O Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Marcos Mendes, destaca que o partido pretende realizar uma campanha a nível nacional e salienta que a legenda partidária irá acionar o STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) relativa à liberdade de expressão que está sendo posta em xeque. O Psolista enfatiza que, caso a situação não seja revertida no âmbito jurídico com a solicitação da ADI e com a campanha realizada nas ruas, o partido irá usar as redes sociais como instrumentos de comunicação e divulgação das propostas durante as eleições. “ Vamos fazer diversos debates com a população através das redes sociais. Não vão conseguir calar o PSOL!”, frisou Mendes. 

De acordo com Mendes, a política tradicional brasileira não está interessada em beneficiar a maioria da população. Os partidos das elites tem como objetivo adotar uma política que favoreça os interesse individuais e dos grupos privados. “ O PSOL é um partido que se destaca pela defesa da coletividade, da sociedade brasileira e dos movimentos sociais. O PSOL é um partido que denuncia esse sistema político de toma lá dá cá”, lembra. 

Marcos Mendes pontua que o PSOL, por não aceitar financiamento empresarial, enxerga os debates televisivos como importantes “vitrines” para ampliar o diálogo com a população. “ É justamente nos debates promovidos pelas emissoras de televisão que nós denunciamos vários esquemas de corrupção, tanto a nível nacional, como a nível estadual. O PSOL participa dos debates fazendo enfrentamento aos diversos tipos de preconceitos, denunciando e apresentando propostas de mudanças estruturais da sociedade brasileira”, argumenta. 

ASCOM PSOL BA Jaqueline Barreto

PSOL condena Rui por privatização da EBAL: Servidores não podem ser demitidos

PSOL condena Rui por privatização da EBAL: Servidores não podem ser demitidos

Ficamos surpresos nesse final de semana com a publicação, em Diário Oficial do Estado, sobre a privatização da Empresa Baiana de Alimentos (EBAL).

Para Marcos Mendes, Presidente Estadual do PSOL na Bahia, há fortes indícios que tanto os governos de Paulo Souto e Wagner transformaram a EBAL em cabide de emprego e, mesmo ocupando a posição de maior rede supermercadista do Estado, o atual Governador, Rui Costa, decretou a venda da empresa pública. Não entendemos como uma empresa tão grande, rentável, cujo maior atributo é prestar um relevante serviço social de venda de alimentos com preço justo, será entregue às grandes redes supermercadistas que oprimem a população com seus preços extorsivos. Mas uma vez a população irá pagar a conta da incompetência de Gestão, pois o Governo dos Trabalhadores deve demitir 2,6 mil servidores.

“Não podemos esquecer que as irregularidades existentes nas atividades da EBAL, no período 2002-2006, em que Omar Antônio de Britto, indicação de Otto Alencar, era o Presidente, provocaram um prejuízo de pelo menos R$ 620 milhões ao Estado, que hoje chega a mais de R$ um bilhão, e levaram o Ministério Público Estadual a propor seis ações civis públicas por Improbidade Administrativa. Dentre as irregularidades listadas estão: o mau uso de verbas na propaganda; na manutenção predial e informática; fraudes em licitações; superfaturamento de preços; falta de notas fiscais; pagamentos sem comprovação de serviços; indícios de enriquecimento ilícito de alguns dirigentes, empregados e terceiros contratados para execução de obras e serviços; sonegação fiscal e por aí vai. No emaranhado do suposto esquema, os destaques são a Organização do Auxílio Fraterno (OAF) e a Comtec Informática. A primeira, uma entidade de assistência às crianças e adolescentes, de conceito internacional, e cujo titular, Pe. Clodoveo Piazza, hoje vive em Moçambique”, relembra Mendes.

Vale ressaltar que essa tem sido uma prática comum dos governos passados e do atual. Neste mesmo ano, o governo demitiu 840 servidores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), sendo que a justiça trabalhista entendeu como abusiva as demissões e ordenou a reintegração. A EBDA sempre teve um acervo importante de profissionais extremamente qualificados e tinha a tarefa nobre dar apoio técnico aos pequenos agricultores e a população do campo, afirma Mendes.

"O PSOL defende uma completa auditoria com reestruturação, fortalecimento e um modelo de gestão participativo para EBAL e a EBDA e que os seus servidores tenham seus postos mantidos, mesmo em outra empresa pública ou autarquia, caso o Governo mantenha a equivocada privatização, pois o Estado da Bahia carece de servidores", finaliza Mendes.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Eduardo Cunha negocia com PT para barrar pedido feito pelo PSOL

Eduardo Cunha negocia com PT para barrar pedido de cassação feito pelo PSOL


Deputado quer que o governo vote em seu favor na Câmara e pede saída de ministro; em troca, oferece não dar pontapé inicial em processo de impeachment de Dilma


O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) durante sua chegada em seu gabinete na Câmara (Foto: Aílton de Freitas / Ag. O Globo)
Acusado de ter contas na Suíça com US$ 5 milhões, sem tê-las declarado à Justiça Eleitoral brasileira, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, negocia com o PT para barrar o pedido de cassação de seu mandato feito pelo PSOL. O peemedebista, segundo a Folha de S. Paulo, oferece aos petistas não dar o pontapé inicial no processo de impeachment de Dilma Rousseff. Em troca, quer apoio na Câmara e pede a saída de José Eduardo Cardozo (PT) da Justiça.
O Conselho de Ética da Câmara, que analisa o pedido do PSOL para cassarCunha, tem 21 deputados. Com nove do PMDB e sete do PT, 16 no total, o presidente acredita ter o suficiente para impedir que o processo chegue ao plenário. Se chegar, serão necessários 257 dos 512 deputados para efetuar a cassação em votação aberta, e Cunha crê que a situação sairia do controle.
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSB-BA), afirmou nesta quarta-feira (14) que o processo para apurar a suposta quebra de decoro do presidente da Casa deverá estar concluído até o fim deste ano, apesar de o prazo final de tramitação no conselho ser de até 90 dias, informou o G1. PSOL e Rede entendem que Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março deste ano, quando disse que não possuía contas no exterior.
Já Cardozo, ministro da Justiça, é apontado por Cunha como responsável por vazar informações sobre investigações contra ele. O presidente da Câmara quer que Michel Temer (PMDB-SP), atual vice-presidente, assuma a Justiça, masDilma Rousseff resiste em aceitar.
RCN
FONTE: ÉPOCA

Ausência de mulheres em propagandas de TV pode render punição a partidos


Após terem descumprido a cota mínima de 10% de mulheres nas inserções de TV, no primeiro semestre deste ano, sete partidos podem ter seu direito de transmissão cassado pela Justiça Eleitoral. O pedido foi feito à Corte pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e atinge PTB, PV, PT, PP, PDT, PMDB e PCdoB. O pedido do MPE deve ser julgado nesta quinta-feira (15). De acordo com o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e mestre em direito eleitoral, Jaime Barreiros, será difícil “punir” os partidos desta vez, mas a fiscalização do MPE está cada vez mais constante. “Não acredito que eles sofram penalidades. Os partidos devem ter uma adaptação, mas, se isso vai ser suficiente para a mulher ter uma participação maior, é outra história. Esperamos mesmo é que tenha uma mudança na cultura eleitoral”, pediu, em entrevista ao Bahia Notícias. Para Barreiros, o MPE quer obrigar os partidos políticos a cumprirem com o que está na legislação e, apesar de criar uma pressão nas siglas, os meios de fiscalização ainda são precários. “Essa é uma forma que a Justiça Eleitoral tem pra fiscalizar. São poucos instrumentos, mas já ajuda bastante”, analisou. O BN procurou os sete presidentes dos partidos, mas só conseguiu contato com quatro deles. Os presidentes do PP (João Leão), PDT (Félix Mendonça Jr.), e PCdoB (Daniel Almeida) não foram encontrados. Dirigente do PTB, Jonival Lucas alegou que a legenda deu espaço às mulheres do partido após ser notificado pelo TRE-BA. “Ninguém tinha o conhecimento desta regra”, desculpou-se. Líder do PV na Bahia, Ivanilson Gomes indicou dificuldade financeira das mulheres para aparecer no horário eleitoral gratuito da legenda. “O PV vê nas mulheres uma força real, mas não podemos trazê-las para a gravação, pois não temos recursos. Se tivéssemos mais dinheiro, ia estar recheado de homem, mulher e tudo mais”, disse. Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, nega que o partido tenha descumprido a determinação e Geddel Vieira Lima, líder do PMDB, não soube afirmar se a legenda cedeu, ou não, 10% do espaço para mulheres.

FONTE: BAHIA NOTICIAS