sábado, 23 de novembro de 2024

BAHIA É O TERCEIRO ESTADO COM MENOR NÚMERO DE SERVIDORES CONCURSADOS EM RELAÇÃO A POPULAÇÃO CONFIRA LISTA!

 BAHIA É O TERCEIRO ESTADO COM MENOR NÚMERO DE SERVIDORES CONCURSADOS EM RELAÇÃO A POPULAÇÃO CONFIRA LISTA!

SÃO PAULO E SANTA CATARINA SÃO OS DOIS ESTADOS QUE TEM O MAIOR DÉFICIT DE SERVIDORES CONCURSADOS. INFORMAÇÕES DO SITE REPUBLICA EM DADOS.



quinta-feira, 14 de novembro de 2024

PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA TEM DÉFICIT DE 1.600 FUNCIONÁRIOS, CÂMARA MUNICIPAL TEM APENAS 42 SERVIDORES EFETIVOS DO TOTAL DE 412.

 


PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA TEM DÉFICIT DE 1.600 FUNCIONÁRIOS, CÂMARA MUNICIPAL TEM APENAS 42 SERVIDORES EFETIVOS DO TOTAL DE 412. 


A PREFEITURA COM SUAS ORGANIZAÇÕES EXTERNAS TEM 10.465 SERVIDORES 84% SÃO SERVIDORES EFETIVOS.


MAS A PREFEITURA TEM CERCA DE 15 MIL TRABALHADORES EM REGIME CONTRATO VIA CLT EMPRESA, SÃO EMPRESAS QUE MÊS SIM MÊS NÃO DÃO CALOTE EM TRABALHADORES DE MÉDICO A AUXILIAR DE LIMPEZA. AS EMPRESAS VOLTAM E MEIA DECIDEM NÃO PAGAR OS TRABALHADORES CONTRATADOS, ESSES TRABALHADORES VIVEM A INCERTEZA E O FRIO NA BARRIGA DO CALOTE.


PREFEITO ELEITO JOSÉ RONALDO DE CARVALHO DISSE QUE APRENDEU A TERCEIRIZAR OBSERVANDO O QUE O EX SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO JORGE SOLLAR FEZ COM O HOSPITAL ESTADUAL CLÉRISTON ANDRADE. 


TERCEIRIZAÇÃO DEVERIA SER CRIME!!!!!!



FONTE:  TCM BAHIA


MATÉRIA DE 2014 NO SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA:


Prefeitura altera número de vagas do quadro permanente

21/11/2014, 15:1h |

O aumento ou redução no número de vagas no quadro de servidores permanentes da Prefeitura de Feira de Santana, bem como a redução da carga horária de algumas categorias, de acordo com a Lei Complementar 088, não trará prejuízos para os funcionários ou para o município. "São alterações de rotina para atender as demandas que surgem ao longo dos anos", afirmou o secretário de Administração, João Marinho Gomes Junior.
 
O quadro de servidores permanentes do município chega a 8.514 pessoas, dividas em 77 funções. Os professores são a maioria, com mais de dois mil servidores. Feira tem no seu quadro duas costureiras.
 
Algumas delas, como a de gari, com a terceirização do serviço de coleta e varrição das ruas, caminham para a extinção. A categoria passou de 300 para 70.  O contraponto foi a de motorista, que era de 160 e passou para 240. "Esta é uma função que tinha a necessidade de aumentar o número de vagas", explica o secretário.
 
A nova configuração tem mais arquitetos (passou de 15 para 30), contadores (de 14 para 30) e agrônomos (de 8 para 10). Houve redução no número de agentes de obras e serviços e fiscal de obras - neste último caso este serviço está sendo feito por engenheiros.
 

A carga horária semanal dos intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) passou de 30 horas para 20 horas. Também foram beneficiadas com esta redução assistentes sociais (neste caso o município atende a Lei Federal), psicólogos, nutricionistas e biólogos, de 30 horas para 20 horas semanais.

FONTE: PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA




domingo, 3 de novembro de 2024

Feira de Santana conta com 13 (treze) regiões administrativas, sendo 5 (cinco) no distrito sede, e 8 (oito) correspondendo a cada um dos distritos.

 



Feira de Santana conta com 13 (treze) regiões administrativas, sendo 5 (cinco) no distrito sede, e 8 (oito) correspondendo a cada um dos distritos.
As regiões administrativas do distrito sede possuem a seguinte delimitação:
Região administrativa I – Delimitada pela Av. João Durval Carneiro, do loteamento Parque Aurora até sua inserção com a Av. Presidente Dutra, seguindo por esta, sentido Sudeste em direção a Salvador, até se tornar BR-324, e daí até o limite da Área Urbana do Município.
Região administrativa II –Tem início na BR – 324; prossegue pela Av. Presidente Dutra, até a interseção desta com a Av. João Durval Carneiro, e segue por esta Avenida, alcançando a Rua Pedro Américo de Brito e Av. Subaé, até encontrar a BA – 052 (Estrada Feira/São Gonçalo).
Região administrativa III –É limitada pela BA – 052 (Estrada Feira/São Gonçalo), Av. Subaé, Rua Pedro Américo de Brito, Av. João Durval Carneiro até sua interseção com a Av. Presidente Dutra, de onde segue pelas Ruas Góes Calmon, Floriano Peixoto (Mons. Mario Pessoa), até a Av. Rio de Janeiro e BR 116 (Sentido Sul).
Região administrativa IV –Tem início na BR 116 (Sentido Sul);Av. Rio de Janeiro, Rua Mal Floriano Peixoto (Mons. Mario Pessoa), Góes Calmon até a Praça Jackson do Amaury, de onde segue na direção Norte pelas Ruas J. J. Seabra, Visconde do Rio Branco, Av. José Falcão da Silva, BR. 116 (sentido Norte).
Região administrativa V –É delimitada pela BR. 116 (sentido Norte), Av. José Falcão da Silva, Rua Visconde do Rio Branco, Rua J. J. Seabra até a Praça Jackson do Amaury, quando segue a Av. Presidente Dutra até sua interseção com a Av. João Durval Carneiro, e segue por esta Avenida, passando pelo Loteamento Parque Aurora até os limites da Zona Urbana do Município.
As demais regiões administrativas abrangem a área de cada um dos distritos, pertencentes ao município:
Distrito Gov. João Durval Carneiro (Ipuaçu);
Distrito de Bonfim de Feira;
Distrito de Maria Quitéria (São José);
Distrito de Humildes;
Distrito de Tiquaruçu;
Distrito de Jaíba;
Distrito Jaguara; e
Distrito da Matinha.
Legislação Pertinente:
Lei No 1.631/93 (Publicada no Jornal Folha do Norte de 20/03/1993 – Pág 06)
Lei Complementar 018/2004 – (Publicada no Jornal Folha do Estado de 09/07/2004). (Delimita 44 Bairros e 62 Sub.Bairros ou Localidades)
Lei Complementar 075/2013. (Fixa limites interdistritais e delimita 06 novos Bairros).


FONTE: PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Quaest: Lula lideraria com 32% em 2026

 Quaest: Lula lideraria com 32% em 2026, seguido de Marçal e Tarcísio Levantamento considera um empate técnico entre o ex-coach (18%) e o governador de SP (15%); atual presidente vence em 4 regiões...



A pesquisa leva em consideração a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); na foto, da esquerda para a direita, o presidente Lula, o empresário Pablo Marçal e o governador Tarcísio de Freitas...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria em 4 das 5 regiões do Brasil com 32% das intenções de voto, caso as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje. Levantamento da Quaest também testou o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidatos, levando em consideração a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a pesquisa, o empresário, que conquistou 28,4% dos votos na eleição à Prefeitura de São Paulo, teria 18% das intenções de voto na disputa presidencial, contra os 15% do governador.  Dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais e para menos, ambos estão tecnicamente empatados. ...

Veja o percentual de cada eventual candidato: Lula (PT) – 32%; Pablo Marçal (PRTB) – 18%; Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 15%; Indecisos – 18%; Branco/nulo/não vai votar – 18%. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Marçal e Tarcísio ainda aparecem tecnicamente empatados, com 33% para o empresário e 32% para o governador. Lula registra 4% entre o eleitorado. Para os eleitores do presidente, que registrou 71% das intenções de voto, Marçal e Tarcísio também empatam, com 6% e 5% respectivamente.  


FONTE: PODER360


TERCEIRO MANDATO: GOVERNO LULA GEROU 3,4 MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS

 

LULA COLHE BONS NÚMEROS NA ECONOMIA, MAS SOFRE DESGASTES COM A CARISTIA SOBRETUDO DOS ALIMENTOS. 


TERCEIRO MANDATO: GOVERNO LULA GEROU 3,4 MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS



SETORES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS FORAM:   CONSTRUÇÃO 14,97%, SERVIÇOS 8,98% AGROPECUÁRIA 6,62%, INDÚSTRIA 6,25% E COMÉRCIO 4,93%


POR OUTRO LADO EXISTE UM DÉFICIT DE 7 MILHÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS CONCURSADOS. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

AS DEZOITO MAORES CIDADES DA BAHIA DEVEM 22,1 BILHÕES DE REAIS, JEQUIÉ TEM A MAIOR DIVIDA PER CAPITA E FEIRA DE SANTANA A MENOR! CONFIRA

 

AS DEZOITO MAORES CIDADES DA BAHIA DEVEM 22,1 BILHÕES DE REAIS, JEQUIÉ TEM A MAIOR DIVIDA PER CAPITA E FEIRA DE SANTANA A MENOR! CONFIRA

A CIDADE DE CAMAÇARI TEM A SEGUNDA MAIOR DIVIDA PER CAPITA DO ESTADO!

                                                    SADIPEM TESOURO NACIONAL


FONTE: MINISTÉRIO DA FAZENDA DADOS DE OUTUBRO DE 2024

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Com 212 milhões de habitantes, apenas 12 milhões são servidores públicos no Brasil

 

Com 212 milhões de habitantes, apenas 12 milhões são servidores públicos no Brasil

Proporção cresceu, mas perde para EUA, França, Argentina e Chile


O número de pessoas empregadas no serviço público bateu recorde no trimestre encerrado em julho. O aumento é puxado pelos municípios e está retratado em levantamento realizado pela LCA Consultores a partir da Pnad Contínua do IBGE e divulgado em reportagem do jornal Valor Econômico. Mesmo assim, o número é insuficiente considerando o tamanho da população brasileira e a proporção entre os gastos com funcionalismo e o Produto Interno Bruto (PIB).

Conforme o levantamento, são, atualmente, 12,695 milhões de pessoas empregadas no setor público. Consideram-se servidores concursados estatutários, contratados via CLT e também sem carteira assinada – como servidores provisórios. Desses, 7,4 milhões estão nos municípios, onde houve aumento de 8,3% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Na esfera estadual, o aumento no mesmo período foi de 1,5%; no serviço público federal, houve crescimento de 1%. Economistas e secretários municipais entrevistados pelo Valor Econômico apontam como razões para o crescimento fatores como o aquecimento do mercado de trabalho em geral no país, a melhoria na situação econômica, a redução de barreiras antes impostas pelo teto de gastos, a proximidade com as eleições e a ampliação de contratações nas áreas de saúde e educação.

Menos da metade dos servidores federais estão na ativa

No ano passado, o Sintrajufe/RS publicou matéria apontando que, conforme dados do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, aproximadamente 12% das servidoras e dos servidores públicos federais estão em situação de abono de permanência e devem deixar o funcionalismo dentro dos próximos anos. Além disso, nos últimos 30 anos, a proporção de servidor público para cada 100 mil habitantes caiu de 170 para 78. De acordo com o estudo “Análise de dados sobre concursos públicos no Poder Executivo”, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o número de servidores está em queda, e há menos estatutários em 2023 do que havia em 1989.

Dados de 2022 demonstram que o contingente de servidores civis ativos no âmbito do Poder Executivo Federal totalizava 568 mil pessoas, número mais baixo desde 2009. Números do Painel Estatístico de Pessoal do governo federal mostram que, em julho de 2024, havia 1.221.304 servidores e servidoras registrados. No entanto, apenas 46,9% (572.747) estavam na ativa; eram 34,02% aposentados e aposentadas; e 19,08% falecidos com decorrente instituição de pensão.

Número de servidores temporários nos estados aumenta 67% em quatro anos

Entre 2017 e 2021, o número de servidores temporários nos estados teve aumento de 67%, passando de 266 mil para 444 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ajudam a visualizar o processo de precarização das contratações nos serviços públicos, o que prejudica as condições de trabalho no setor e a prestação de serviço à população. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo que tem por base os dados do Perfil dos Estados Brasileiros, publicado anualmente pelo IBGE, aponta que, em 2021, 18% do quadro pessoal da administração direta estadual estavam sob regime temporário. Diversas dessas contratações têm sido contestadas pelo Ministério Público e pelos próprios servidores temporários, que acionam a Justiça do Trabalho para ver reconhecido direitos.

Entre outros problemas, essas contratações têm durado anos, não seguindo o que é definido pela legislação para configurar trabalho temporário. As contratações temporárias deveriam servir para suprir necessidades de excepcional interesse público, como a assistência em emergências de saúde pública, não para substituir a realização de concursos.

Gastos com funcionalismo x PIB

Quando se trata de outros dados que não os números absolutos se vê que o problema de falta de servidores para dar conta das necessidades da população persiste. A própria reportagem do Valor Econômico trata, por exemplo, da proporção entre o gasto primário com funcionalismo e o Produto Interno Bruto (PIB). Um economista da LCA Consultores explica que, no caso do governo federal, essa proporção subiu até “meados da década de 2000” e, desde então, houve queda: “essa despesa está hoje chegando em pouco acima dos 3% do PIB no governo federal, quando já chegou a ser quase 5%”, aponta. No caso dos governos estaduais, de forma agregada, houve alta até a década de 2010 e, depois, queda, especialmente em 2021 e 2022. Nos municípios, houve aumento de 3,5%, em 2010, para 4,3% do PIB no ano passado.

Comparativamente com outros países, Brasil fica atrás

Também comparativamente a outros países a situação não é boa. Levantamento elaborado no ano passado pelo República.org, com dados do International Labour Organization (Ilosat) mostra que, proporcionalmente à população economicamente ativa, o Brasil tem menos servidores e servidoras do que países vizinhos. Enquanto no Brasil essa proporção é de 12,4%, na Argentina é de 19,31%, no Uruguai, 16,92% e, no Chile, 13,1%. Nos Estados Unidos, o índice é de 13,56% e, na França, 20,28%. A média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de, 23,48%.

Com informações do Valor Econômico e da CNN

ENTRE AS 30 MAIORES CIDADES DA BAHIA: LAURO DE FREITAS, SIMÕES FILHO E LUIS EDUARDO MAGALHÃES OFEREM MAIS VAGAS DE EMPREGO PROPORCIONALMENTE

 ENTRE AS 30 MAIORES CIDADES DA BAHIA: LAURO DE FREITAS, SIMÕES FILHO E LUIS EDUARDO MAGALHÃES OFEREM MAIS VAGAS DE EMPREGO PROPORCIONALMENTE.


CAMPO FORMOSO, CONCEIÇÃO DO COITÉ E SENHOR DO BONFIM TEM A MENOR TAXA DE EMPREGO PROPORCIONALMENTE ENTRE AS 30 MAIORES CIDADES DA BAHIA.





COLUNA 1 CIDADE, COLUNA 2 ELEITORES, COLUNA 3 TRABALHADORES CLT CAGED E PORCETAGEM DE TRABALHADORES POR ELEITORES ATIVOS.


FONTE CAGED E TSE.

FONTE: CAGED

domingo, 29 de setembro de 2024

Governantes de Feira de Santana Bahia

 Intendentes e prefeitos


Até o atual prefeito, Colbert Martins Filho, Feira de Santana teve 10 intendentes (antigo nome para prefeito até 1929) e 27 prefeitos. Sendo que dois deles foram intendentes e prefeitos (Arnold Silva e Elpídio Nova), um foi intendente por quatro vezes (José Freire de Lima), um foi intendente por três vezes (Bernardino Bahia), outro foi intendente por duas vezes (Agostinho Fróes da Motta), três foram governantes por três vezes (Arnold Silva, José Falcão da Silva e José Ronaldo de Carvalho), e quatro foram prefeitos por duas vezes (Heráclito de Carvalho, João Durval Carneiro, Colbert Martins da Silva e José Raimundo de Azevedo).

©s.